Manuel Pedro Fernandes venceu na sua estreia no Europeu de Carros de Turismo (ETCC) na sua terra Vila Real, ascendeu assim ao 5 lugar da geral.

Fernandes, que arrancou de segundo, passou toda a corrida a pressionar Norbert Nagy e tentou por várias vezes a ultrapassagem, até que a duas voltas do final, o piloto húngaro furou e acabou por desistir.

Muito saudado pelo público na sua terra natal, Manuel Pedro Fernandes teve, então, apenas de manter o ritmo e não cometer erros, conseguindo a primeira vitória, desde 2010, de uma piloto luso nesta categoria do ETCC.

Manuel Pedro Fernandes considerou que teve “um fim-de-semana perfeito” na sua participação na etapa de Vila de Real da Taça de Mundo de carros de turismo (ETCC).

O piloto, que corrida em ‘casa’, pois é natural de cidade transmontana, conseguiu um primeiro e um segundo lugar nas duas corridas do dia, afirmando que a sua prestação superou as suas própria expectativas.

“Foi muito difícil reunir todas verbas para poder correr este fim-de-semana e, quando tudo começou, pensava que se conseguisse um quinto ou um sexto lugar já não seria mau, mas, aos poucos, percebi que tinha ritmo para poder andar nos lugares da frente”, analisou Manuel Pedro Fernandes.

Destino diferente teve o outro piloto português em prova, Fábio Mota, também ao volante de um Seat Leon, que acabou por desistir à quinta de volta, depois de um toque no muro, que partiu a suspensão do seu carro.

Fábio Mota, que já na qualificação tinha tido um acidente, partiu da quarta posição de grelha de partida, acabando por cometer o erro que lhe valeu a desistência, quando lutava pela terceira posição da corrida.

Nesta primeira corrida do ETCC, Manuel Pedro Fernandes garantiu o primeiro lugar, enquanto o segundo posto coube ao líder do campeonato, o checo Petr Fullin (Seat Leon). O suíço Peter Rikli (Honda Civic) ficou no lugar mais baixo do pódio.

Terminaram apenas cinco carros da categoria principal, com o sexto a ser o melhor dos S1600, o Ford Fiesta de Niklas Mackschin.

Classificação:
1. Manuel Pedro Fernandes (SEAT) 13 voltas
2. Petr Fulín (SEAT) a 3.710
3. Peter Rikli (Honda) a 8.929
4. Mladen Lalusic (SEAT) a 16.395
5. Kris Richard (Honda) a 17.254
6. Niklas Mackschin (Ford) a 1:14.146 (1º S1600)
7. Kevin Hilgenhövel (Peugeot) a 1:35.533
Foto: Fernando Lopes



PARTILHAR:

UTAD vai ser palco da 1ª Convenção de Jogos de Tabuleiro

Tiago Monteiro vence a prova de WTCC