Esse desejo vai ser concretizado pela recém criada Associação Rosa do Mundo, nome que Manuel Hermínio Monteiro deu ao último livro de poesia que coordenou, em colaboração com a Câmara Municipal de Sabrosa e com a viúva do editor, Manuela Correia.

A Casa da Poesia com o seu nome poderá vir a nascer na Quinta da Fonte, em Parada, e tudo aponta para que aí seja constituído um pólo da Biblioteca Municipal de Sabrosa, que em breve virá a ser construída, integrada na Rede Nacional de Bibliotecas. Além do espólio de Manuel Hermínio Monteiro, esse espaço incluirá uma sala de exposições, um auditório e uma residência temporária de criadores. Mas o projecto passa também pela dinamização e desenvolvimento local, a cargo da Associação Rosa do Mundo, que tem já patronos como Daniel Sampaio, Graça Morais, Sérgio Godinho, Pacheco Pereira, entre muitos outros nomes conhecidos de várias áreas, e que foi apresentada no passado dia três, data em que se cumpriu um ano sobre a morte do editor.

Apesar da Fundação Manuel Hermínio Monteiro já estar formalmente constituída, ainda não podem ser avançadas datas para a conclusão do projecto, que segundo o presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Orlando Vaz, "irá criar um centro de cultura não só portuguesa mas também ibérica".



PARTILHAR:

Animação até ao fim do mês - Festas de Santo António e de São Pedro

Para travar a desertificação