Autarquia flaviense espera receber mais de 100 mil visitantes entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro Feira dos Santos que irá decorrer, em simultâneo, com o evento “Sabores de Chaves – Pavilhão do Vinho”.

 

Chaves prepara-se para mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, um dos maiores eventos do norte do país que este ano irá contar com mais de 500 expositores de todo o tipo de produtos.

Durante quatro dias, de 29 de outubro e 1 de novembro, no certame, considerado o ex-líbris festivo da cidade flaviense, quer no plano socioeconómico, quer no plano cultural, a autarquia espera receber mais de 100 mil visitantes de todo o país e da vizinha Espanha.

Mantendo o caráter popular que o caracteriza, a Feira dos Santos irá instalar-se pelas principais artérias da cidade, numa extensão de, sensivelmente, três quilómetros, que albergarão mais de 500 expositores com todo o tipo de produtos. Desde vestuário, calçado, artesanato nacional e internacional, antiguidades, cutelarias, louças, enchidos, queijos, produtos agrícolas, entre muitos outros produtos, poderão ser encontrados na cidade flaviense no final do mês.

Outro dos destaques vai para o Concurso Nacional Pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa, que vai já na 14ª edição e, também, para o Concurso Concelhio de Suínos de Raça Bísara, já na terceira edição,   Outro dos grandes atrativos dos “Santos” será o Concurso Concelhio de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana que se realiza este ano pela primeira vez.

O município adianta que “animação não irá faltar”, com a atuação de diversos grupos de música e dança tradicional, chegas de bois, colóquios, provas de vinhos, concertos, entre outras atividades. Ainda no plano da animação e dando continuidade a uma iniciativa com as discotecas locais, que se pretende que seja um marco na Feira dos Santos, realizam-se os “Santos da Noite 2016”, orientados para um público mais jovem.

Pelo décimo ano consecutivo, “O Comércio sai à Rua”, numa iniciativa promovida com o intuito de dinamizar o comércio local. Assim, as lojas do comércio irão novamente sair à rua para tentarem vender os seus stocks, contribuindo dessa forma para o escoamento dos seus produtos, colaborando na dinamização do próprio certame. Os visitantes poderão usufruir de melhores preços e ofertas do comércio tradicional, que se associa ao evento, através da iniciativa “STOCK OUT”.

Numa organização conjunta entre o município flaviense e a Associação Empresarial do Alto Tâmega, não foram esquecidos os divertimentos que fazem as delícias dos mais novos e que ficarão junto à margem do rio Tâmega, próximos do novo Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

No entanto, a “grande festa de Chaves” irá, ainda, dar a conhecer a “excelência dos vinhos da região” através de um outro certame, “Sabores de Chaves – Pavilhão do Vinho”, que decorrerá, em simultâneo, com a Feira dos Santos. Ao longo dos quatro dias, o Pavilhão Expoflávia será um espaço onde os visitantes poderão degustar os sabores de Chaves e os reconhecidos vinhos da região, numa iniciativa organizada, também, pela autarquia flaviense, em parceria com a Empreendimento Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.

 



PARTILHAR:

Retrospetiva Manuel Pires: 50 anos de artes plásticas

Caça clandestina ameaça a maior reserva natural de veados