A requalificação da Escola Básica e Secundária, a intervenção no abastecimento de água nas freguesias a sul do concelho e a remodelação do quartel dos Bombeiros são projetos considerados “essenciais para a população”.

 

Vão arrancar em Alfândega da Fé entre 2017 e 2018 várias obras de requalificação de infraestruturas e equipamentos no valor total de 2 milhões e 650 mil euros. O município candidatou diversos projetos para efetuar intervenções que há muito eram necessárias, aproveitando os programas comunitários para captar investimento para o concelho.

Assim, fruto de uma candidatura submetida pela autarquia, as instalações da Escolas Básica e Secundária irão sofrer intervenções estimadas em 1,7 milhões de euros já durante o próximo ano. Uma obra cofinanciada a 85 por cento (%) por fundos comunitários e cujo objetivo passa por modernizar as instalações da escola EB 2,3/S, melhorando as condições para a educação, o ensino e a formação profissional, naquele que é, de acordo com o executivo, “um complemento às políticas de melhoria da qualidade do ensino e incentivo ao sucesso escolar”.

Entre as candidaturas efetuadas está, também, o projeto de requalificação do abastecimento de água das freguesias a sul do concelho, onde atualmente se verificam períodos de interrupção que deixam a população sem água. O investimento de mais de 600 mil euros, cofinanciado a 85% pelo Portugal2020/POSEUR, já está aprovado e tem início previsto para outubro/novembro deste ano. A intervenção prevista vai permitir abastecer as aldeias de Gouveia, Cabreira, Ferradosa e Picões através da ETA de Sambade, algo que até à data era feito através de captações próprias, implicando custos elevados para a sua manutenção. Para além disso.

Por último, mas não menos importante, irão arrancar já no final deste mês as obras no quartel dos Bombeiros de Alfândega da Fé. A sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé vai ser alvo de ampliação e remodelação, criando melhores condições aos soldados da paz. O atual edifício do quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé foi projetado há já várias décadas, encontrando-se nos dias que correm desajustado para fazer face a um crescente número de atributos operacionais. As instalações não possuem camaratas femininas e a cobertura já dá sinais de degradação, pelo que serão estas algumas das intervenções orçadas em 350 mil euros, sendo que 85% do montante vem dos fundos comunitários Portugal 2020/POSEUR.



PARTILHAR:

À falta de alunos, escola responde com jovens craques da bola

Vila Real acolhe fórum da CPLP que visa criar oportunidades de negócio