“Revolta dos Larápios” e o “Torneio Medieval” foram os dois grandes momentos de destaque da Festa da História, que este ano teve um cortejo de abertura e não de encerramento como aconteceu o ano transato. 

 

“Mercadores, expositores, as pessoas que vieram trazer as boas-novas de terras mais próximas e terras mais longínquas no Reinado de D. Sancho I e é a recriação deste ambiente que procurámos retratar neste período de quatro dias”, começou por adiantar o presidente da Câmara Municipal de Bragança, referindo-se, obviamente, à Festa da História, que teve lugar entre os dias 12 e 15 de agosto no Castelo da cidade brigantina.

Durante os quatro dias do evento, a organização estimou em mais de 20 mil as pessoas, oriundas, sobretudo, do norte do país e de Espanha, que visitaram a Festa da História.
Quanto a “novidades” ou “momentos especiais”, Hernâni Dias decidiu destacar a “Revolta dos Larápios” e o “Torneio Medieval”. “São dois eventos que o ano passado não tiveram lugar e que este ano foram um atrativo e um fator de diferenciação relativamente àquilo que aconteceu em 2015”, sublinhou o autarca. 

Contudo, este ano e ao contrário do que aconteceu em 2015, o Cortejo de Abertura da Festa da História 2016 foi no primeiro dia e não no último. “Este ano, decidimos fazê-lo no primeiro dia como forma de marcar o início da feira da Festa da História, sendo uma forma também de trazermos mais ao centro da cidade o evento que decorre no Castelo”, explicou o edil brigantino, também ele, entre 90 voluntários que encarnaram as mais diversas personagens, figurante no cortejo que partiu da Praça da Sé na passada sexta-feira pelas 18h30 em direção ao Castelo.

Relativamente à escolha do local para o cortejo ter início, houve uma intenção subjacente, a de dinamizar o coração da cidade. “A dinamização do centro histórico é algo que tem vindo a ser pensado como estratégico pelo município de Bragança. Desde há uns tempos a esta parte temos vindo a desenvolver variadíssimas iniciativas de dinamização deste espaço no centro da cidade com muita animação que tem levado as pessoas a sentirem que a cidade continua e está mais viva e que Bragança tem todo o potencial para continuar a ter esta dinâmica cultural, social e económica também, para além da promoção turística que é feita através das iniciativas desenvolvidas pelo município e que têm vindo a alcançar bons resultados”, garantiu Hernâni Dias, que promete continuar levar a bom porto qualquer evento que se proponha realizar no centro histórico da capital do nordeste.
 

Galeria fotográfica em: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/festa-da-historia-bragan...



PARTILHAR:

Incêndio em pinhal de Mateus já está dominado

Padre Arnaldo Moura homenageado em Pinho