Uma homem de 29 anos morreu ontem vítima de acidente de trabalho numa pedreira, situada na localidade de Barrela, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. A laboração na Graniferreira foi suspensa por volta das 10.40 por uma violenta explosão. Os trabalhos não voltaram a ser retomados.

Cláudio Vilela, solteiro, de 29 anos e residente na aldeia de São Tomé do Castelo, no vizinho concelho de Vila Real, é a vítima mortal deste acidente de trabalho, ocorrido a meio da manhã de ontem, na pedreira da Graniferreira, em Barrela, Vila pouca de Aguiar.

Na pedreira, apurou o DN junto da GNR, a essa hora, um funcionário especializado e devidamente documentado, colocava cargas de dinamite para fazer levantamento de blocos de granito. De acordo com a mesma fonte, uma das pedras, de grandes dimensões, foi projectada e caiu sobre a cabeça de Cláudio Vilela, que teve morte imediata.

Outra versão circulava nas imediações deste local de extracção de granito. Um indivíduo, que pediu para não se identificar, afirmou que foi o próprio Cláudio Vilela a manusear a dinamite na altura da explosão. De acordo com os bombeiros, o homem morreu \"em virtude de estar a levantar material explosivo\". Tudo indica que estivessem duas pessoas no local mas, na altura do rebentamento, o responsável \"estaria ausente\".

Os meios de socorro foram accionados, contudo já nada havia a fazer. Quando a ambulância dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar chegou ao local , o trabalhador já se encontrava sem vida. O corpo da vítima foi transportado para a morgue do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Durante o dia, junto à pedreira vivia-se um ambiente pesado. Com a laboração interrompida, à entrada das instalações havia uma retro escavadora e vários blocos de pedra a vedar o acesso a estranhos, não tendo nenhum responsável mostrado disponibilidade para explicar os contornos do acidente. Durante grande parte do dia técnicos da Inspecção-Geral do Trabalho, da delegação da Vila Real, estiveram no local, e foi aberto um inquérito para apurar as causas do acidente.

Os proprietários da empresa Graniferreira, contactados pelo DN por telefone, garantiram ter os seguros em dia e mostraram-se chocados com o que aconteceu ao seu funcionário.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar produz cinco milhões de toneladas de granito por ano e gera riqueza de cerca de 30 milhões de euros, números que projectaram e têm sido a principal fonte empregadora na região. De acordo com António Sarmento, comandante dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, não existe ano em que não se registe um acidente\" nas pedreiras do concelho - nem sempre mortal, mas \"sempre com gravidade\".



PARTILHAR:

Consulta Aberta parece a Urgência

125 mil euros para apoiar empresas