Para quem gosta de fumeiro, mas não sabe confeccioná-lo, a organização da Feira do Fumeiro de Vinhais tem a solução. Na edição deste ano, que decorre de hoje a domingo, vai ser lançado um pequeno livro de receitas com fumeiro.

Este instrumento, que está equipado com um íman para ser colocado na porta do frigorífico, surge como um aliado dos leigos na cozinha. São 11 receitas com fumeiro de Vinhais com que se pretende \"dizer aos consumidores a forma como podem confeccionar os enchidos que aqui compram durante o certame\", explica Carla Alves, da organização da feira.

Este livro não ensina a fazer as alheiras ou as chouriças, mas disponibiliza algumas receitas que incluem enchidos e indica o modo de preparação desses pratos. \"Há compradores, sobretudo de fora da região, que não sabem confeccionar alguns enchidos\", refere Carla Alves, por isso \"este livro serve para que as pessoas possam fazer alguns desses pratos\", acrescenta.

As receitas foram seleccionadas tendo em conta a tradição gastronómica do concelho de Vinhais, com recurso à obra literária Gastronomia Regional do padre Firmino Martins, contando ainda com o apoio do grão--mestre da Confraria de Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes.

Pratos disponíveis

Algumas das receitas sugeridas neste livro podem ser encontradas nos restaurantes da vila. \"O prato número um são as cascas servidas com butelo, linguiça e salpicão\", adianta Otelinda Reis, cozinheira do restaurante Comercial. Aqui há também linguiça com grelos e batata cozida. Já no restaurante Convite \"o cozido à Vinhais e a feijoada vinhaense são os pratos mais pedidos\", refere Marcela Borges, que trabalha na casa.

As receitas de fumeiro são muito procuradas essencialmente nesta época. Nalguns restaurantes também estão prontos a sair aos domingos, conforme a disponibilidade dos enchidos, e em épocas festivas. Os principais adeptos destes pratos vêm de fora da região \" e perguntam se temos alguma ementa regional e nós sugerimos o fumeiro\" afirma Otelinda Reis. Chegam sobretudo \"do Porto, Minho e até de Espanha\", conta Marcela Borges.

O livro vai estar disponível, por três euros, na Feira do Fumeiro de Vinhais, onde também é possível encontrar cascas, grelos e cuscos, alguns dos ingredientes que fazem parte das receitas. A 27.ª edição do certame vai contar com a presença de 120 produtores. Em 2006, foram vendidas cerca de 40 toneladas de fumeiro. Neste ano a organização espera superar este número.



PARTILHAR:

Máscara vai ter academia

Julgamento de autarcas