Dezenas de pessoas com uma peça de roupa azul e munidas de uma vela reuniram-se em Macedo de Cavaleiros com o propósito de prevenir e combater os maus-tratos a crianças e jovens.

 

Um laço humano noturno foi formado em Macedo de Cavaleiros com o intuito de assinalar abril como o mês da prevenção aos maus-tratos a crianças e jovens. A iniciativa juntou várias dezenas de pessoas no Jardim 1º de Maio que com uma peça de roupa azul, cor da campanha solidária, e uma vela, “ergueram bem alto a luz da prevenção”.

Deste modo, foram marcadas com grande simbolismo as comemorações do mês internacional contra os maus-tratos. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Macedo de Cavaleiros (CPCJ) não deixou passar em claro a comemoração “porque é na prevenção que mais facilmente poderemos combater o fenómeno”, explicou o Presidente da CPCJ, José Luís Afonso. 

“O ano passado fizemos uma caminhada solidária, depois de também fazermos um laço com os alunos no Pólo 2. Agora, decidimos juntar a comunidade, na certeza de que este é um problema transversal, para o qual todos nós deveremos estar consciencializados” acrescentou o, também, vereador da Câmara Municipal.

A CPCJ de Macedo de Cavaleiros promoveu, ainda, na semana passada, a transmissão no Centro Cultural do filme “O Principezinho”. Uma obra “entusiasmante e didática” de Antoine de Saint-Exupéry, dirigida às crianças do pré-escolar e alunos do 1º e 2º Ciclos.

Contudo e por não ter sido possível contar com a presença de algumas escolas do concelho, nomeadamente, da escola de Chacim e do Jardim de Infância do Lombo, o filme será visionado durante esta semana nos respetivos estabelecimentos de ensino.
 

 



PARTILHAR:

“Relíquias automóveis” passeiam-se pelo Douro

I edição do Douro Rock aposta na música portuguesa