O festival "L Burro i l Gueiteiro" que decorre no Planalto Mirandês, de 25 a 29 de julho assume-se com um dos mais "emblemáticos cartazes culturais e sociais do território transmontano, disse hoje à Lusa fonte da organização.

A iniciativa de caráter itinerante, que vai durar quatro dias, terá algumas centenas de participantes de todo o país, partindo à descoberta de aldeias raianas de Paradela e Ifanes, e das suas tradições e costumes.

"Trata-se de um festival que acolhe de forma familiar os participantes, havendo um espírito de entreajuda que leva à concretização desta iniciativa sociocultural ", disse à Lusa, Joana Braga, da organização do festival mirandês "L Burro e l Gueiteiro".

Para a os promotores da iniciativa, o verdadeiro conceito do festival passa pela sua riqueza cultural, onde anualmente os participantes interagem e travam conhecimentos com a população na companhia do burro de Miranda, ao som de instrumentos tradicionais do Nordeste Transmontano.

"Ao longo do festival, os participantes partem, na companhia do Burro de Miranda por antigos caminhos rurais, contemplando as paisagens que os vão conduzir ao encontro das aldeias de Paradela e Ifanes, e ao convívio com a população local e a exultação concedida pela partilha das arraias tradicionais, das danças, dos cantares e da língua mirandesa" observou.

O festival realiza-se há 16 anos, durante quatro dias da última semana de julho e assume-se como uma plataforma de divulgação da língua, da música, da dança, dos instrumentos tradicionais, da gastronomia e da biodiversidade das Terras de Miranda, no distrito de Bragança.

"um dos objetivos do festival é procurar que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas e ao mesmo tempo estimular sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial", garante a organização.

O festival "L Burro i l Gueiteiro" destaca-se de outros festivais pelo ambiente festivo e de partilha entre visitantes e os habitantes das aldeias, proporcionando vivências inéditas aos participantes.

O festival este ano vai apresentar novidades, viradas para o mais novos onde não vai faltar o teatro, os contadores de histórias e um espaço lúdico, onde os mais novos se puderam divertir, já que o festival tem "uma componente familiar".

"Outro dos objetivos do festival é o de revitalizar a raça autóctone do burro de Miranda e o tocador de gaita-de-foles", frisou Joana Braga.

"L Burro i l Gueiteiro" é um evento a pensar em todos quer sejam, miúdos e graúdos, os que gostam de caminhadas por percursos "único", de sestas burriqueiras, de oficinas instrutivas, de boa música e de muita festa.
Foto: Cláudia Costa



PARTILHAR:

"Semana do Barrosão" (27 a 28 de julho)

Sindicato defende viabilização da empresa de cogumelos Sousacamp