A decorrer na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, desde o dia 16 de setembro, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) estão a chegar ao fim.

A equipa portuguesa obteve excelentes resultados, arrecadando três medalhas (ouro, prata e bronze) e uma menção honrosa. Participaram nesta competição perto de uma centena de jovens de mais de 20 países da América Latina e Península Ibérica.

Henrique Navas, de Lisboa, é o responsável pela medalha de ouro, Kevin Pucci, de Chaves, pela de prata e João Morais, de Mirandela, conquistou a de bronze. Maria Madrugo, de Lisboa, alcançou uma menção honrosa e ficou apenas a um ponto de uma medalha de bronze.
Kevin Pucci, de 16 anos, e Henrique Navas, de 18, já haviam conquistado duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais que decorreram no Rio de Janeiro, em julho.

A chegada da equipa lusa ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está prevista para o próximo domingo, dia 24 de setembro, pelas 5h35min. Vem num voo proveniente de do Rio de janeiro.

Portugal participou pela primeira nas OIAM em 1990 e, desde então, já conquistou sete medalhas de ouro, 17 medalhas de prata e 37 de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

De lembrar que as Olimpíadas Portuguesas de Matemática foram distinguidas no passado mês de julho com o Prémio Gulbenkian de Conhecimento, atribuído pela primeira vez este ano.
Fonte: SPM



PARTILHAR:

Anunciado investimento de 50 milhões de euros nas Cantarias

Trânsito reaberto na A4 após acidente com quatro viaturas