Este sábado, realizou-se em Mirandela a tomada de posse dos novos órgãos do poder local, onde foram empossados os cidadãos eleitos nas passadas eleições autárquicas de 1 de Outubro.

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, falou aos presentes em humanismo e políticas de proximidade, anunciando nesta cerimonia que vai criar um gabinete de apoio às freguesias do concelho, o qual vai tutelar diretamente.

No seu discurso, a presidente afirmou que ficou “com o pelouro das freguesias para melhor assumir este trabalho de proximidade, não por uma questão de confiança, mas por uma questão de responsabilidade".

A nova presidente considera fundamental esta proximidade por serem as juntas de freguesia a primeira linha de ação face aos cidadãos do concelho, “onde este vão buscar apoio” e onde se “identificam os problemas do município, problemas esses que têm resposta rápida, mas muitas vezes, sem investimento, mas aqueles que tiverem investimento vão ser realizados”.

Júlia Rodrigues, que acaba de abandonar o lugar de deputada na Assembleia da República para ser a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Mirandela confessou que esta nova etapa da sua vida, não só se trata de um “sonho concretizado” como também do seu maior desafio, face às dificuldades financeiras do município.

Anunciou ainda que pretende que Mirandela recupere “a centralidade que já teve noutros tempos" e que para tal precisa "de todos" para fazer com que o concelho "ganhe novas valências, que capte novos investidores, e tratar bem aqueles que são da terra”.

O próximo passo será a elaboração do orçamento para 2018, sendo que até lá será necessário avaliar as contas municipais e reunir com todos dirigentes e funcionários.

Terminou o seu discurso reforçando que irá “trabalhar democraticamente, cumprindo os compromissos que apresentamos, enfrentando os desafios do nosso concelho, sendo o rigor e a transparência elementos chave na gestão da camara municipal”.

A cerimonia contou com a tomada de posse do executivo da Câmara Municipal, dos 30 presidentes de junta de freguesia, e foi ainda eleita mesa da Assembleia Municipal de Mirandela do PS com 32 votos a favor, contra os 28 do PSD.
Texto e Fotos: Pedro Ferreirinha


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bragança traja-se de gala para cerimónia autárquica

Autárquicas em Portugal também se jogaram em França