Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Politécnico de Bragança foi considerado o melhor politécnico em Portugal, tendo obtido, ainda, a 7ª posição entre todas as universidades e politécnicos nacionais.

 

A quinta edição do ranking internacional U-Multirank volta a considerar o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) como o melhor instituto politécnico em Portugal.

De sublinhar que o IPB ocupa, desde o início do ranking U-Multirank e pelo quinto ano consecutivo, a primeira posição entre todos os institutos politécnicos em Portugal, tendo obtido, em 2018, a sétima posição entre todas as universidades e politécnicos nacionais.

As pontuações máximas obtidas são o resultado da experiência acumulada e comprovada do IPB, nomeadamente, no impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada, na mobilidade internacional de estudantes e no envolvimento com a sua região.

Em particular, o IPB ocupa a 5ª posição nacional no sub-ranking de investigação “readymade ranking in research and research linkages”, através da obtenção da classificação máxima “A” nos indicadores “Citation rate”, que mede o número médio de citações às publicações científicas da instituição, “Top cited publications”, que mede a proporção das publicações científicas da instituição no grupo das 10 por cento de publicações mais citadas em cada área em todo mundo, e “International joint publications”, que mede a proporção das publicações científicas da instituição com pelo menos outro autor de uma instituição de um país diferente.

Já no sub-ranking de orientação internacional “readymade ranking in international orientation”, o IPB ocupa a 4ª posição nacional, acrescentando a classificação máxima “A” no indicador “Student mobility”, que mede a dimensão dos estudantes enviados e recebidos em mobilidade e dos estudantes em programas internacionais conjuntos.

De frisar, ainda, que o U-Multirank é um ranking multidimensional promovido e financiado pela União Europeia, tendo a edição de 2018 avaliado mais de 1600 instituições de ensino superior de 94 países espalhados pelos quatro cantos do mundo.

 



PARTILHAR:

Um dia de fé, três ações pastorais e mais de duas mil pessoas

Homem de nacionalidade alemã encontrado morto em residência em Chaves