A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) já iniciou os trabalhos de recuperação ambiental do antigo campo mineiro da Fonte Santa, localizado junto à aldeia das Quintas das Quebradas, concelho de Mogadouro.

De recordar que, no passado dia 27 de Novembro, devido às fortes chuvas que assolaram a região, uma das barreiras das antigas minas cedeu, arrastando consigo grandes quantidades de escombros resultantes da acção mineira que ali se desenvolveu ao logo de vários anos e que espalharam por um raio de cinco quilómetros de extensão, causando avultados prejuízos nos campos agrícolas, já que parte dos materiais arrastados continham matérias tóxicas.

Segundo Gaspar Nero, responsável pela recuperação das áreas mineiras a cargo da EDM, \"de momento, está a proceder-se a uma acção provisória, já que se a espera por parte das autoridades competentes a aprovação de uma candidatura com vista a um projecto de intervenção de maior amplitude.\"

\" Para já, será feita a sustentação de uma barreira com cerca de 30 metros de altura. As escombreiras serão impermeabilizadas. Caso haja buracos utilizados como chaminés de respiro, serão selados,\" adiantou o responsável.

A primeira fase das obras de recuperação da área mineira estará concluída dentro de dois meses. Todo o projecto de intervenção, só no fim de 2007



PARTILHAR:

Patrimonio Nacional

Festival de Sabores do Azeite Novo