O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi considerado o melhor Instituto Politécnico pela SCImago Institutions Ranking (SIR, www.scimagoir.com) que publicou recentemente o seu ranking 2016.

Na edição de 2016, o ranking SCImago classifica as instituições de ensino superior através de um indicador global que tem em consideração a performance das instituições na investigação, na inovação e no impacto societal.

O ranking 2016 da SCImago avaliou mais de 5000 instituições em todo o mundo, entre as quais, 25 instituições de ensino superior em Portugal. O IPB ocupa a 7ª posição em Portugal e a 1ª posição entre todas as instituições politécnicas portuguesas.

Para além da 1ª posição global entre todos os Institutos Politécnicos, o IPB obtém a 1ª posição entre todas as Universidades e Politécnicos portugueses em três indicadores individuais: impacto normalizado, excelência com liderança e impacto tecnológico; indicadores que premeiam o impacto da produção científica do IPB e a sua relevância na publicação de patentes industriais.

O ranking SCImago 2016 encontra-se disponível em http://tinyurl.com/zq8xsgj.

Os resultados obtidos no SCImago 2016 confirmam a posição cimeira já obtida na terceira edição do ranking internacional U-Multirank (www.u-multirank.eu) que também voltou a considerar o Instituto Politécnico de Bragança como o melhor Instituto Politécnico em Portugal.

O U-Multirank é um ranking promovido e financiado pela União Europeia, tendo a edição de 2016 avaliado e seriado mais de 1300 Instituições de Ensino Superior em todo Mundo. De acordo com a metodologia deste ranking, as instituições são avaliadas através de 31 indicadores, agrupados em cinco áreas de intervenção: ensino, investigação, transferência de conhecimento, internacionalização e envolvimento regional. O ranking das instituições é estabelecido de acordo com o número de classificações com a pontuação máxima (categoria A) nos 31 indicadores avaliados.

O Instituto Politécnico de Bragança ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, a sétima posição a nível nacional e a primeira posição entre os Institutos Politécnicos em Portugal. As pontuações máximas obtidas são o resultado da experiência acumulada e comprovada do IPB, nomeadamente, no impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada, na mobilidade internacional de estudantes e no envolvimento com a sua Região.

O ranking português do U-Multirank encontra-se disponível em http://tinyurl.com/pyaccec.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Cerca de 90 homens e 22 viaturas combatem chamas

Alterações climáticas vão afetar a viticultura europeia até ao final do século