Realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre, o sorteio do próximo Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã. Um torneio, com 16 bois, que este ano arranca mais cedo, 25 de Abril, e termina, como habitualmente, em Agosto, dia da tradicional "feira do prémio" (11 agosto).

Os proprietários dos 16 animais que vão participar no Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã deste ano já conhecem os respetivos adversários. O facto de iniciar mais cedo, no dia da liberdade, deixou satisfeito, Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, «porque permite melhores prestações com os bois melhor preparados» o que possibilita uma «valorização» do evento.

O presidente do município lembrou os proprietários dos apoios que a autarquia tem vindo a atribuir à pecuária no concelho para que cada um possa apresentar a melhor qualidade: «para que as chegas de bois possam ser um bom espectáculo tem que haver bons animais». No mesmo sentido, elucidou os criadores: «aprumem-se» e «treinem bem os vossos animais para que seja um bom campeonato», rematou Orlando Alves.

De ano para ano, este torneio, organizado pela Associação Etnográfica “O Boi do Povo”, regista um aumento da participação. O presidente da instituição, Nuno Duarte, explicou que havia «21 animais inscritos e fomos obrigados a excluir alguns».

O responsável refere ainda que «a qualidade é para manter» até porque este ano «temos bons animais, bonitos e fortes». O médico veterinário, Nuno Justo, vai acompanhar os animais que participam na competição e garantir o cumprimento das regras.

Esclareceu os proprietários de que «as guias são emitidas, em formato digital, e têm a validade de 72 horas» e que «todas as explorações estão em conformidade» com as normas exigidas.
Foto: Maria Augusta Pinto



PARTILHAR:

Nuno Alves no Campeonato da Europa de natação adaptada

Azeite Olmais medalha de ouro em New York