O comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva, Jorge Campos, foi identificado durante um incêndio, pela GNR, alegadamente devido à intenção de utilizar uma técnica de contra fogo.

O comandante dos bombeiros, em declarações à agência Lusa, afirmou que o graduado da Guarda Nacional Republicana \"não lhe deu voz de detenção\", explicando que lhe pediram a identificação e admitindo ter efectuado fogo de supressão.

O comandante recusou-se no entanto a prestar mais declarações sobre este assunto, remetendo para o Comando Distrital mais informações sobre o incêndio em Tinhela, no Concelho de Valpaços.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana estão 32 pessoas habilitadas, pela Direcção Geral de Recursos Florestais, a efectuar fogo de supressão, sendo 14 pessoas inscritas como \"com capacidade para uso de fogo de supressão\" e 18 pessoas \"com capacidade (...), só quando inseridos num Grupo de Análise e Uso de Fogo - Gauf\".

No caso do incêndio em Tinhela, Concelho de Valpaços, o graduado do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro, da Guarda Nacional Republicana, solicitou a identificação ao comandante dos Voluntários de Cerva, ao que, e de acordo, com o relatório da GNR a que a agência Lusa acedeu, o nome do bombeiro \"não se encontrava na lista das pessoas qualificadas\", na utilização de contra fogo.

O caso passou-se sexta-feira, num incêndio em Tinhela, Concelho de Valpaços, em que o comandante Jorge Campos decidiu utilizar contra fogo, facto confirmado pelo próprio à agência Lusa, apesar do nome daquele bombeiro não constar na lista da Direcção Geral de Recursos Florestais.

De acordo com o relatório da GNR, a secção do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro, informou o comandante dos Voluntários de Cerva que \"iria ocorrer num crime\" e que poderia ser detido, caso ateasse fogo, mesmo que fosse para combater o outro incêndio.

Fonte do comando daquela força de segurança explicou à agência Lusa que os militares e oficiais da Guarda têm de cumprir e fazer cumprir a lei, não lhes cabendo efectuar avaliações ou interpretações de uma determinada lei.

A GNR no entanto, e enquanto esteve no local, \"não deparou com nenhum contra fogo\", ateado pelo comandante.



PARTILHAR:

Mais de 28 mil euros

Contaminado com radão