O pintor Nadir Afonso vai dar o nome a um novo centro comunitário de Arte em Boticas. As maquetas do empreendimento estão já expostas no edifício da Autarquia e deverá inaugurar em finais de 2009.

Chamar-se-á Centro de Artes Nadir Afonso e deverá abrir as portas já no próximo ano em Boticas, terra natal da mãe do pintor. Pretendendo ser um espaço virado para a comunidade e principalmente \"um ponto geracional\", o centro estará aberto em permanência e com programas diferenciados para os mais diversos escalões etários. Projectado pela arquitecta norte-americana Louise Braverman, de Nova Iorque, o edifício contemplará um amplo salão de exposições, arquivo e escritório, foyer, dois auditórios (interior e exterior), além de uma loja e um espaço expositivo subterrâneo com cobertura ajardinada.

Os espaços de exposição subterrâneos proporcionarão condições óptimas de iluminação e conservação dos objectos artísticos. Essas mesmas salas serão isoladas de forma natural, reduzindo os custos de construção e os consumos associados ao aquecimento e arrefecimento dos espaços.

Implantado num terreno desnivelado, o Centro de Artes Nadir Afonso contemplará um misto de paisagem e arquitectura num edifício sustentável criado fundamentalmente a pensar no futuro.

Um grande painel em azulejo, concebido pelo próprio Nadir Afonso será colocado no exterior do edifício, enquanto o pavimento será em calçada portuguesa, com um padrão geométrico inspirado num obra do pintor.

Em virtude da sua localização estratégica, o novo espaço terá um vista privilegiada sobre o vale de Boticas e permitirá um acesso rápido e fácil ao novo nó de auto-estrada.

Apesar de ser natural de Chaves, Nadir Afonso está intimamente ligado a Boticas, uma vez que a mãe era natural daquele concelho. Ligado sentimentalmente a este município, o pintor acaba de realizar ali uma mostra individual a que deu o nome de \"Nadir Afonso XL\". Em exibição esteve um conjunto de acrílicos sobre tela, de diversas fases da sua carreira, mas sobretudo obras de grandes dimensões, o que não é muito comum no seu trabalho. No entanto, nos últimos tempos Nadir Afonso tem optado por grandes formatos (aconteceu já na exposição que realizou na Galeria JN, onde foram expostas duas obras de grandes dimensões) e agora em Boticas apresentou mesmo quatro obras inéditas.



PARTILHAR:

Inquérito elaborado pela FEPICOP

População envelhecida facilita