Município alfandeguense acolhe três desfiles de carnaval com o intuito de "valorizar a população envelhecida" e, também, o de "agradecer e homenagear" Fernando Dias, um dos principais impulsionadores dos desfiles de carnval nos últimos anos.

 

Em Alfândega da Fé os “Jovens de Outrora” deram um novo sentido ao ditado popular “A vida são dois dias e o Carnaval são três”.

A primeira de três iniciativas ocorreu na passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Numa parceria estabelecida entre o infantário da Santa Casa da Misericórdia e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, entidades envolvidas na Operação “Alfândega em Rede” CLDS-3G, os idosos desfilaram de mãos dadas com as crianças no Carnaval escolar. Este ano, o tema escolhido foi “O património (i)material” e para o representarem, os seus disfarces foram a figura da Torre do Relógio, um ilustre monumento local que há poucos anos sofreu uma remodelação. Desse modo, os idosos representaram a Torre do Relógio antiga que era revestida de xisto e os mais pequenos representaram a Torre atual que se encontra toda caiada de branco. O objetivo foi “o de valorizar a população envelhecida como sendo "um presente" o facto de podermos conviver com gente com sábias experiências e dar a noção das poucas crianças existentes no concelho e de como cada uma delas é "um presente" pois são a esperança no futuro, num território tão envelhecido”, explicou a autarquia alfandeguense.

Nos desfiles seguintes, domingo e ontem, dias 11 e 13 de fevereiro, os idosos também puderam marcar presença, surpreendendo todos com mais um disfarce. Este segundo figurino teve como objetivo, de acordo com o executivo, “agradecer e homenagear o principal entusiasta do Carnaval em Alfândega da Fé”, Fernando Dias, padeiro de profissão e que, de alguns anos a esta parte, organiza em conjunto com o município e outras entidades, os desfiles carnavalescos desta localidade transmontana.

 

 



PARTILHAR:

Capoulas Santos é o mais recente “embaixador” do porco bísaro

Carnaval Trapalhão de Sendim resiste e leva folia ao Planalto Mirandês