A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realizou inspecções a sete vindimas de quintas de Santa Marta de Penaguião.

A ACT identificou cerca de 100 trabalhadores, alguns dos quais imigrantes, cujo controlo de legalidade ainda está a decorrer.

O director regional do Norte da ACT, Luís de Castro, disse que, desde o início das vindimas no Douro, a ACT efectuou sete acções inspectivas que tiveram como palco principal as quintas de Santa Marta de Penaguião.
Este concelho acolhe, desde há cerca de três anos, a maior comunidade de imigrantes da Região Demarcada do Douro, a maior parte dos quais romenos e que se deslocam a este território de propósito para as vindimas.

Em Setembro, o presidente da Câmara, Francisco Ribeiro, alertava precisamente para este «flagelo», já que, segundo disse, serão cerca de 400 os imigrantes a residir nesta altura do ano no concelho, muitos dos quais são «explorados e maltratados», pelos empregadores.

Segundo explicou, as acções incidiram no controlo da legalidade dos contratos de trabalho entre os vindimadores e os empreiteiros agrícolas, da existência de seguros de acidentes de trabalho, nos descontos para a Segurança Social e da permanência legal ou ilegal no país dos imigrantes.



PARTILHAR:

Serviço arranca até ao fim do ano

GNR já recuperou ouro