De 9 a 11 de setembro, realizou-se o I Congresso Internacional “Camilo: o homem, o génio e o tempo” em Ribeira de Pena. Mais de duas dezenas de conferencistas apresentaram trabalhos de temática camiliana, nas mais diversas áreas científicas (cultura, literatura, didática, linguística, filosofia e história).

O evento incluiu a apresentação de duas novas exposições: “Camiliana” de Damião Vellozo Ferreira (Auditório Municipal, em Ribeira de Pena) e “Camilo e Rosalía de Castro” de Paulo Sá Machado (Casa de Camilo, em Friúme). Ambas contam objetos únicos, manuscritos e edições raras que ajudam aprofundar os nossos conhecimentos e interpretações do autor de Amor de Perdição.

Destaca-se ainda a apresentação da reedição de “A Primeira Mulher de Camilo”, de Alberto Pimentel, no centenário da mesma (Orfeu, editora). Apoiada pelo Município de Ribeira de Pena, esta edição traz à luz do dia a primeira e única fotografia de Joaquina Pereira de França, que vem assim complementar o universo iconográfico camiliano.

No âmbito do congresso, o palco do Auditório Municipal acolheu a dramatização da obra de Camilo “Maria Moisés”, pela Filandorra- Teatro do Nordeste que contou com a participação especial de crianças Ribeirapenenses.

No âmbito das artes plásticas, foi inaugurado o Mural Literário de Camilo Castelo Branco, criado pelo artista Daniel Eime, junto à Biblioteca Municipal.

A iniciativa terminou em ambiente campestre com vista panorâmica para Ribeira de Pena, no parque de merendas da Nossa Senhora da Guia, onde se realizou o V Almoço Camiliano, preparado a partir dos petiscos “à Camilo” e outras iguarias locais.

O I Congresso Internacional “Camilo: o homem, o génio e o tempo” foi organizado pelo Município de Ribeira de Pena em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
CMRP



PARTILHAR:

França vence jogos da Eurovisão no Douro

Detidos dois suspeitos de atear fogos no distrito de Vila Real