O Douro Marina Hotel, um «resort» de luxo projectado para os solcacos do Douro vinhateiro poderá nunca saír do papel caso o IPPAR (Instituto Português do Património e Arquitectónico) mantenha a «intransigência» manifestada. Se tal acontecer, serão 33 milhões de euros de investimento que poderão ir por água abaixo.

\"Oficialmente não sei de nada, mas o turismo não pode ser uma ameaça para a região\", comentou, ao JN, Mário Ferreira, presidente do grupo \"Douro Azul\", porventura, o maior investidor da região duriense. Contemos a história de princípio há três anos, em 2002, um ano depois da Unesco ter atribuído ao Douro o estatuto de Património Mundial da Humanidade, o empresário apresentou ao Governo o projecto de construção de um hotel de luxo de cinco estrelas com 158 quartos, mais campo de golfe de 18 buracos, nove em cada margem do rio, em Mesão Frio e Lamego, na margem esquerda do Douro

. Na altura o projecto foi bem acolhido pelas entidades oficiais e pensou-se chegar a bom porto. Para além de constituir o primeiro projecto contratualizado pela API ( Agência Portuguesa para o Investimento) para a região do Douro e reconhecido como Projecto de Interesse Nacional, o certo é que são levantadas objecções. A primeira versão sofre o chumbo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte devido a razões ligadas à preservação paisagística e ambiental.

Os projectistas acataram as recomendações e segundo contou o empresário Mário Ferreira, o arquitecto Capinha Lopes (autor do projecto) recuou a localização do edifício e deu-lhe outra concepção nos socalcos da paisagem. \"O novo projecto de hotel contou com a participação activa do IPPAR e resultou numa solução que teve o acompanhamento e a intervenção positiva da delegação Norte do IPPAR, tendo mesmo o segundo projecto de arquitectura sofrido alterações e ajustes sugeridos pela equipa técnica\", lê-se na carta enviada ao IPPAR.

Centro de congressos e campos de ténis

A nova unidade hoteleira prevista para o Douro era composta por SPA vínico, piscinas, ginásio, \"health club\", centro de congressos, auditório, dois restaurantes, campo de ténis, praia fluvial

e jardins.

Empreendimento ia criar 140 postos de trabalho

Para além dos 158 quartos e dos campos de golfe nas duas margens do rio, o equipamento projectado pela empresa Douro Azul ia gerar a criação de 140 postos de trabalho. O prazo da empreitada da construção foi estimado inicialmente em cerca de 18 meses.

Ventos fortes causam grandes tempestades\" Irritado com as demoras e entraves causados pelo IPPAR na aprovação do projecto, Mário Ferreira escreveu ao presidente do organismo a criticar a opção tomada. Entre outras considerações deixou um alerta \"Aviso: ventos fortes oriundos do IPPAR vão causar grandes tempestades\"



PARTILHAR:

Com ferimentos graves

Dúvidas tinham sido levantadas