O Governo vai criar o estatuto do jovem empresário rural e "definir apoios associados", para promover "o rejuvenescimento da população rural", disse hoje o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

A medida pretende incentivar "a instalação de jovens empresários em atividades não agrícolas no mundo rural", contribuindo para a "diversificação e estruturação do tecido económico regional", adiantou Capoulas Santos.

O ministro falava numa sessão para assinalar os 130 anos da Escola Superior Agrária de Coimbra, que é o mais antigo estabelecimento de ensino do setor da agricultura em Portugal.

No mesmo sentido, acrescentou Capoulas Santos, será criado o 'banco de terras', que visa principalmente "ceder terra para exploração a jovens agricultores com formação adequada" e cujo projeto do Governo já foi enviado para a Assembleia da República.

Caso o parlamento aprove o projeto do Governo, o 'banco de terras' pode constituir-se como um instrumento através do qual os jovens, possam estabelecer-se como "empresários agrícolas de sucesso", desafiou o ministro.

O Governo também está "empenhado em incentivar" a produção biológica, de modo a satisfazer a procura crescente destes produtos, afirmou Capoulas Santos.

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) do quadro comunitário de apoio Portugal 2020 (PDR 2020), "até 2016 foram efetuados pagamentos a áreas sob compromisso de 223 mil hectares" (conversão e manutenção), que representam 6% da superfície agrícola útil do Continente, num valor de apoio previsional de cerca de 130 milhões de euros, para um período de cinco anos, sublinhou.

Os valores alcançados são "muito superiores aos inicialmente previstos" no PDR 2020 (105 mil hectares, apoios de cerca de 95 milhões de euros), o que "atesta o interesse por este modo de produção", sustentou o ministro.
Foto: Helena Carvalho



PARTILHAR:

Trás-os-Montes no topo das preferências dos empresários

Comboio histórico do Douro regressa a 3 de junho