A GNR impediu o linchamento por parte da população do autor confesso de vários assaltos a residências numa aldeia do concelho trasmontano de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

De acordo com a Lusa, a população de Ligares juntou-se ontem à tarde e deslocou--se à residência do homem para fazer justiça popular.

Habitantes da aldeia de Ligares pedem que desta vez se faça justiça

Cerca de 50 pessoas da aldeia de Ligares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, concentraram-se ontem, durante todo o dia, à porta do Tribunal de Torre de Moncorvo onde o homem que tentaram agredir no dia anterior e que é acusado de vários roubos naquela freguesia iria ser ouvido pelo juiz. O interrogatório foi, no entanto, adiado para esta manhã, o mesmo acontecendo à habitante da aldeia que também foi detida por agressão ao indivíduo.

A concentração junto ao tribunal começou a partir das 08.00, mas ao final da tarde muitos dos habitantes de Ligares mostravam-se frustrados, reclamando justiça. \"As pessoas estão muito saturadas, pois trata-se de um indivíduo que sempre criou problemas e as autoridades pouco ou nada fizeram\", afirmou ao DN João Pierre, habitante da aldeia.

O homem detido pela GNR na terça-feira, depois de quase ter sido linchado pela população, nasceu em Ligares. Oriundo de uma família pobre sempre viveu com dificuldades. Tem 25 anos, é casado, vive com a mulher e os três filhos e recebe um apoio da Segurança Social. Vai fazendo alguns serviços na agricultura para ir ganhando algum dinheiro. \"Foi sempre ajudado pelos vizinhos, é pobre mas também sempre teve o vício de roubar\", acrescenta o mesmo habitante da aldeia. Terá roubado coisas sem grande valor até que, há três meses, começou a assaltar casas e a levar objectos mais valiosos, nomeadamente ouro.

Anteontem, mais um assalto a uma residência da aldeia \"fez transbordar o copo\" e a população dirigiu--se em massa para casa do indivíduo, tentando arrombar a porta para fazer justiça pelas próprias mãos. Por várias vezes o assaltante tinha sido detido, mas ficou sempre em liberdade por decisão do tribunal. Só a intervenção da GNR, obrigada a pedir reforços, evitou o pior. Na ocasião uma das populares que se tinha deslocado ao local foi detida por agressão ao indivíduo. Em causa o elevado montante em peças de ouro que haviam sido roubadas de sua casa. O detido passou a noite na GNR de Vila Flor e será presente ao juiz, tal como a popular, esta manhã.



PARTILHAR:

E proibição da circulação

«Cidade do Douro/Cidade do Mundo. Que desafios?»