A presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta reclamou junto das Infraestrutura de Portugal (IP) a pintura da sinalização horizontal na Estrada Nacional (EN221), que liga a vila ao resto do distrito de Bragança.

"Já foram feitas diversos pedidos por escrito, junto da delegação de Bragança da IP, no sentido de alertar para a necessidade urgente de fazer a marcação da estrada e de toda a sua sinalização horizontal. Mas até ao momento não obtivemos resposta", explicou Maria do Céu Quintas.

A autarca alerta para o facto de se tratar de uma estrada "perigosa" e "sinuosa" e quando há intempéries as condições de visibilidade da faixa de rodagem " é quase nula ao longo de cerca de 14 quilómetros de via".

"Há bem pouco tempo uma pessoa que trabalha em Freixo de Espada à Cinta e utiliza a estrada praticamente todos os dias me alertou para o facto de não se verem as faixas de rodagem da estrada. Esta situação torna-se mais complicada com o aproximar do inverno", indicou.

A autarca descarta qualquer responsabilidade, em caso de acidente, e refere que as entidades competentes já foram alertadas, a seu tempo, para "a perigosidade da via".

"A estrada tem que estar devidamente sinalizada, independentemente do que a IP pretende fazer naquele troço da via",observou a responsável.

Segundo a autarca, este troço da EN221, que faz a ligação de Freixo de Espada à Cinta até ao cruzamento da EN220, está sem marcações "há muito tempo".

Contactada pela Lusa, a IP informou que, no âmbito de uma empreitada de manutenção e reforço da marcação horizontal na rede rodoviária no distrito de Bragança, tem programada a execução de trabalhos na EN221 em Freixo de Espada à Cinta.

"Os trabalhos de conservação da marcação horizontal são executados regularmente, sendo que, numa ótica de gestão racional dos recursos disponíveis, para intervir nos locais é definida uma programação tendo por base critérios de nível de procura (tráfego) e de Segurança Rodoviária (sinistralidade) ", concluiu a fonte.



PARTILHAR:

Detido por furto de viatura e venda de material contrafeito

Segunda edição das Jornadas de Saúde “Oncologia no Interior”