Durante duas semanas, a vila de Freixo de Espada a Cinta foi palco da VI Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, um certame que contou com 103 expositores, oriundos um pouco de todo país e da vizinha Espanha.
Segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), o número de visitantes ultrapassou os 22 mil, o que constitui um aumento em relação ao ano passado, que se ficou por 18 mil presenças.
A feira é parte integrante do cartaz das festividades da "Amendoeira em Flor". Apesar da floração das árvores ter despertado um pouco fora de tempo, o cartaz festivo é, só por si, um chamariz para as Terras de Junqueiro".
Segundo o presente da CMFEC, Edgar Gata, há cerca de seis anos que a autarquia "tem apostado na divulgação da sua imagem fora de portas". A organização da feira é, segundo o edil, "um veículo privilegiado na prossecução destes objectivos, pois permite fomentar as relações ibéricas entre a região trasmontana e as províncias espanholas de Zamora e Salamanca".
Edgar Gata garante, mesmo, que a freira transfronteiriça "já é um certame importante na região do Douro Internacional, pois faz parte do calendário de feiras dos municípios ribeirinhos".
E, tendo em conta que o evento ultrapassou as fronteiras do concelho, a autarquia aposta, cada mais, na divulgação. Isto porque o facto de Freixo ser um município agrícola pode ter resultados no mercado espanhol, onde ainda há muito por explorar. "A promoção vai sendo feita de forma gradual, já que o azeite, o vinho, laranja e amêndoa são produtos de referência", sustenta Edgar Gata.
A seda, por seu lado, tem no certame um palco privilegiado para a sua divulgação, numa altura em que o município aposta neste produto.



PARTILHAR:

Trata-se de um movimento local

Manuel Martins opta pelo Douro