As eleições autárquicas já lá vão há mais de dez meses, mas a lista de independentes que venceu na freguesia do Couto de Dornelas, em Boticas, só ontem festejou a vitória com dezenas de quilos de carne assada na brasa, pão de milho, um gigantesco bolo, foguetes e música.

O retardamento da festa teve um propósito claro: homenagear e fazer com que os emigrantes que vieram \"ajudar à vitória\" participassem na comemoração. \"Naquele dia, não houve tempo para festejar, foi só votar e ir embora!\", justificava Cecília Sanches, uma emigrante de 26 anos.

No entanto, os \"opositores\", emigrantes ou não, também podiam entrar no recinto e participar no evento. Mas só se, antes disso, se submetessem a uma espécie de acto de contrição. \"Os opositores, antes de entrar, devem fazer 20 flexões, como forma de autopenitência, pedirem perdão pela moléstia causada à região autónoma de Dornelas e serem portadores de víveres para partilhar de forma comunitária\", podia ler-se numa folha afixada à entrada do recinto, pelo bem-humorado presidente da Junta, Xavier Barreto. No entanto, não apareceu ningúem para se submeter ao \"sacrifício de purificação\". \"Hoje, os PSD fogem todos!\", brincavam.

As eleições no Couto de Dornelas serão, porventura, das mais reenhidas no concelho de Boticas. \"Nesse dia, treme tudo!\", atesta o morador Domingos Afonso. A lista de independentes, encabeçada por Xavier Barreto, está no poder desde 1997, ano em que pÎs fim ao \"reinado\" do PSD, que detinha aquela junta desde 1979 e que, neste momento, à excepção de Dornelas, é poder em todas as freguesias do concelho, incluindo a sede.

Manter esta excepção à hegemonia social-democrata no Couto de Dornelas tem sido, por isso, encarado pelos \"independentes\" como uma espécie de \"batalha pela democracia\". A vinda de emigrantes foi a arma que lhes permitiu ganhar em 2001. No entanto, a estratégia facilmente foi copiada pela oposição. E, por isso, além dos emigrantes, para conseguir a última vitória - por 14 votos, e a mais folgada de todas - houve que \"inventar\" outra estratégia. Para já, não revelada. O PSD contestou judicialmente os resultados.



PARTILHAR:

Viatura de Aires Ferreira atacada

Furto insólito