Chamas extintas no Parque do Douro Internacional - bombeiros

Porto, 25 Ago (Lusa) - O fogo que deflagrou às 19:30 numa área do Parque do Douro Internacional, em Freixo de Espada à Cinta, Bragança, foi declarado extinto cerca das 23:00, disse fonte do Centro Distrital Coordenador de Socorros.

No combate às chamas, que começaram em três frentes, estiveram envolvidos 43 homens de quatro corpos de bombeiros.

O coordenador de operações de socorro de Bragança, Sá Lopes, admitiu que o incêndio teve origem criminosa.

Segundo a fonte, o incêndio deflagrou numa zona de pastoreio da freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, a uma hora em que era suposto não estar ninguém no local, quando o calor abrandava e numa altura em que não se registaram trovoadas.

Por seu lado, o director do Parque do Douro Internacional, Domingos Amaro, disse que o incêndio afectou uma área não especificada de matos, que é povoada por espécies animais protegidas, como o corço.

JGJ.

.......................................

O coordenador de operações de socorro de Bragança, Sá Lopes, admitiu que o incêndio que lavra desde as 19:30 de hoje no Parque do Douro Internacional tenha origem criminosa.

Segundo a fonte, o incêndio deflagrou numa zona de pastoreio da freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, a uma hora em que era suposto não estar ninguém no local, quando o calor abrandava e numa altura em que não se registaram trovoadas.

\"Não nos cabe a investigação. Nestes casos, os corpos de bombeiros alertam a GNR e é a eles que cabe investigar o caso ou comunicá-lo à Polícia Judiciária\", acrescentou o coordenador.

Sá Lopes disse que cerca das 21:30 estavam empenhados no combate às chamas 43 homens de quatro corpos de bombeiros: Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

O coordenador sublinhou as dificuldades da missão, dado que as chamas evoluem \"numa série de frentes\", em zona sem acessos e onde não há sequer rede de telemóvel.

\"O fogo tem de ser combatido com material sapador, não há outra forma\", explicou, afiançando que nenhum povoado está em perigo.

Por seu lado, o director do Parque do Douro Internacional, Domingos Amaro, disse que o incêndio, que está a evoluir em direcção ao concelho de Moncorvo, está a afectar uma área povoada por espécies animais protegidas, como o corço.

Quanto à flora, estão a ser atingidos matos que Domingos Amaro considera \"importantes\" para o equilíbrio do ecossistema.

O Parque do Douro Internacional é uma zona de protecção especial de fauna e flora, que se reparte por 86 mil hectares, na fronteira natural de Portugal e Espanha.

Distribui-se por quatro concelhos (Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo) e 44 povoações, num total aproximado de 17 mil habitantes.

A 27 de Maio o parque foi atingido por um outro fogo florestal, este em área do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que destruiu seis hectares da reserva natural.

JGJ.



PARTILHAR:

Granito emprega perto de mil pessoas

Vila Real com 10.833 hectares