A companhia de teatro Filandorra estreia, na sexta-feira, a peça 'Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim', de García Lorca, que junta alunos de música e tem como palco vários espaços do conservatório de Vila Real.

Trata-se da 69.ª produção da Filandorra e está incluída nas comemorações do Dia Mundial do Teatro e da iniciativa 'Março o mês do teatro', que o grupo está a promover.

O diretor da companhia, David Carvalho, destacou hoje, em conferência de imprensa, a participação de alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real neste projeto e adiantou que os atores e músicos começam a representar na avenida Carvalho Araújo e entram depois para o edifício, o auditório exterior e o jardim.

'Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim', uma história de amor escrita pelo espanhol Federico Garcia Lorca, data de 1928 e foi estreada em Madrid em 1933.

"É uma 'aleluia erótica'. Começa quase como uma peça infantil e termina em tragédia", explicou David Carvalho.

Para o professor do conservatório Fábio Almeida, esta produção "é um desafio" e "uma oportunidade" para os quatro alunos que participam no projeto e que vão tocar ao vivo.

Os músicos, de cerca de 15 anos, que frequentam o 10.º ano, têm um guião musical que é o ponto de partida para a peça, mas depois há muita improvisação pelo meio do espetáculo.

"Os alunos têm de tomar decisões em tempo real. Eles vão crescer muito com esta experiência", salientou Fábio Almeida.

David Carvalho disse que este projeto envolve 11 atores da Filandorra e tem encenação de Bibiana Mota e direção musical de Fábio Almeida.

A companhia preparou também uma "versão de interior" de "Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim", que fará digressão por concelhos como Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Amarante e, na qual, já não participam os alunos.

A iniciativa 'Março, o mês do teatro' é dirigida a todos os públicos e visa assinalar, na região, o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março.

Durante este mês, a Filandorra vai realizar 30 espetáculos e animações em 13 municípios das regiões Norte e Centro.



PARTILHAR:

Renovação da rede elétrica em Vale de Mira e Teixeira

Luxemburgo tem maior percentagem de imigrantes da UE