O festival literário Encontradouro regressa a Sabrosa pelo segundo ano consecutivo entre 04 e 07 de Maio, numa edição que une dois patrimónios da Humanidade: o Douro e o Fado.

O festival duriense surge mais uma vez por iniciativa de Francisco Guedes, autor e organizador que está na origem de eventos literários já consagrados como as Correntes d’Escritas ou o Literatura em Viagem (LeV), em parceria com a Câmara de Sabrosa e a Comunidade Intermunicipal do Douro - CIM Douro.

Na sua segunda edição, o Encontradouro tem como principais objetivos divulgar a região, a literatura e, numa visão mais vasta, a cultura portuguesa. Daí que, segundo Francisco Guedes, “a maioria dos convidados sejam escritores em início de carreira, mas nem por isso menos importantes, que nos trazem uma visão mais jovem e atual sobre a vida”.

Durante estes quatro dias, cerca de trinta escritores portugueses e estrangeiros estarão no Espaço Miguel Torga a debater sobre cinco temas. O espanhol José Manuel Fajardo, a cubana Karla Suarez, o mexicano Antonio Sarabia e o timorense Luis Cardoso são alguns dos autores do panorama internacional que vão marcar presença. Entre as atividades destacam-se os debates, a feira do livro e uma exposição. Para além disto, tal como no ano passado, uma das grandes apostas será a visita dos escritores às escola do concelho de Sabrosa, sendo que é um público futuro que a organização pretende conquistar.

O festival começa no dia 04 de maio com uma conferência de Miguel Real sobre a escrita intemporal de João Araújo Correia. O segundo dia arranca com a conferência de abertura do Encontradouro, à qual se segue a inauguração da feira do livro e da exposição de fotografia de Georges Dussaud.

Entre 05 e 07 de maio vão estar em cima das mesas-redondas temas como “Qual o lugar da Literatura no conhecimento do mundo?”, “Não se vive impunemente, não se escreve impunemente”, “Poesia com fado dentro”, “Os livros têm Homens dentro” e “Se não há gozo a Literatura é uma atividade insuportável”, num debate que se espera vivo e inovador. O encerramento será levado a cabo por Francisco Seixas da Costa no dia 07 de maio no Espaço Miguel Torga.
CMS


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Promoção de vinhos do douro no Canadá

Túnel do Marão abre dia 7 de Maio