A segunda edição do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) arranca no dia 09 de novembro em Vila Real, pretendendo sensibilizar para a preservação do património natural através do cinema, fotografia e desenho.

Organizado pela Câmara de Vila Real, o festival visa a sensibilização para a conservação da natureza e para a preservação do património biológico, e prolonga-se até ao final do ano.

"Da conjugação entre as artes (cinema, fotografia, desenho) e o conhecimento, pretendemos fazer chegar a todos a mensagem de que devemos preservar o património natural do planeta", sublinhou a organização.

O município anunciou hoje, em comunicado, que a segunda edição arranca no dia 09 novembro com a abertura de quatro exposições sobre biodiversidade, sendo que duas delas advêm de cursos juvenis ministrados em Vila Real.

O cartaz inclui o festival de curtas-metragens, o encontro de fotografia e cinegrafia, exposições e workshops dedicados ao desenho e à fotografia.

Uma das novidades desta edição é o concurso "Carvalho Araújo", que vai atribuir um prémio de 500 euros à melhor fotografia.

O FIIN homenageia, assim, o herói de guerra de Vila Real, no ano em que se assinala o centenário da sua morte.

Carvalho de Araújo morreu a 14 de outubro de 1918, depois de ter sido atingido pelos estilhaços de uma granada, durante um combate contra um submarino alemão, na Primeira Guerra Mundial.

Os vencedores dos três concursos desta segunda edição, nas categorias desenho, fotografia e curtas-metragens, vão ser revelados na Gala do FIIN, que decorre a 18 de novembro.

Os concursos têm como objetivo promover a temática do património natural biológico, como os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens.

Segundo a organização, a edição 2018 "amplia a sua ambição de conciliar o conhecimento sobre a natureza com as manifestações artísticas".

Nesta segunda edição do FIIN, Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares levam a Vila Real o programa Governo Sombra.



PARTILHAR:

Cooperativa com eletricidade a preço de custo procura expandir-se para Portugal

Câmara de Vila Real repõe dois sentidos na ponte metálica