Fazer chegar aos vários sectores da sociedade um apelo para a preservação dos valores culturais do mundo rural e conservação do meio ambiente, foi um dos princípios objectivos da edição deste ano do festival Sons e Ruralidades que hoje termina em Vimioso.

Cerca de 350 jovens, oriundos de Espanha, Polónia, Itália, Lituânia e Portugal, pertencentes a varias associações, ao abrigo de um projecto da União Europeia, juntaram-se na vila transmontana em sã conivência, para trocarem experiências e ensinamentos.

Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para aquela região, procurando que arte e a cultura sejam a causa para a revitalização do meio rural, procurando assim aproximações artísticas, sociais e económicas. Segundo os mentores da iniciativa, o conhecimento tradicional é um factor de consciência ecológica no papel de conservação do ambiente. O festival Sons e Ruralidades \"pretende ser um novo modelo de iniciativa cultural de forma a contribuir para revitalizar e regenerar o espaça rural transmontano\", sustenta a organização.

Ao longo dos quatro dias de festival, os participantes tiveram a oportunidade de participar em actividades de cariz tradicional como foi caso de ateliers de danças e cantares mirandeses, jogos tradicionais, passeios e gincanas de burros entre outras actividades ao ar livre que percorreram algumas aldeias do concelho anfitrião.



PARTILHAR:

Vinho Castelinho

Aldeia de Rio Torto