A edição de 2018, uma das mais participadas de sempre, foi dedicada aos quatro elementos da natureza, ar, terra, fogo e água, tendo, este último, tido o maior destaque devido ao programa desenvolvido pelo município denominado “O Uso Sustentável da Água”. 

 

De 15 a 17 de junho, decorreu em Torre de Moncorvo o Festival do Solstício, este ano dedicado aos quatro elementos da natureza. No jardim Dr. Horácio de Sousa havia quatro espaços diferentes relacionados com os elementos da natureza, um dedicado ao ar, um à terra, outro ao fogo e um outro à água, sendo este o elemento que mais se destacou devido ao programa desenvolvido pelo município denominado “O Uso Sustentável da Água”. 

De acordo com a autarquia, esta iniciativa foi “um sucesso” e “uma aposta ganha”. Até porque esta edição de 2018 foi uma das mais participadas de sempre.

Com entrada gratuita e dirigido a um público de todas as idades, o festival decorreu no Jardim Dr. Horácio de Sousa, nos Jardins do Museu do Ferro e no Largo General Claudino. 

Nesta edição muitas foram as novidades introduzidas, nomeadamente, uma Night Fun onde a música e as cores percorreram o centro da vila num desfile que juntou miúdos e graúdos de todas as idades e o comboio do fantástico fez, decididamente, a delícia dos mais novos. No decorrer do festival realizaram-se, também, várias ações de sensibilização, oficinas artísticas e científicas, demonstrando, assim, o forte cariz ambiental desta iniciativa. Outro dos pontos altos foi o desfile do fantástico, onde os alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo regressaram ao mundo da fantasia, vestidos a rigor. 

Destaque, ainda, para a animação que, este ano, ficou ao cuidado da Escola Municipal Sabor Artes, do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, dos dj’s Overule e Isabel Figueira e do quarteto de harpas Lulavai.

Muitas outras atividades tiveram lugar, entre elas, sessões de astronomia, promovidas pela Associação de Física da Universidade de Aveiro, performances, teatro com o Grupo Alma de Ferro, defesa urbana e yoga.

O município de Torre de Moncorvo aposta, assim, num festival diferente e com grande potencial de crescimento, dirigido a todas as famílias e que, refere, "de uma forma original celebra o fenómeno astronómico e pagão que marca e celebra o início do Verão". 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Trio suspeito de dez furtos de veículos no distrito de Bragança identificado

Câmara de Vila Real fecha contas na Caixa se balcão na cidade encerrar