Alberto Jambrina & Pablo Madrid, Zíngarus, os Galandum Galundaina, homenagem a Joan Prieto Ximeno e grupos de gaiteiros portugueses e espanhóis são somente alguns dos atrativos do Festival D` Onor.

 

Durante três dias, de 21 a 23 de julho, a aldeia comunitária de Rio de Onor será o palco central do Festival D` Onor. Já esta sexta-feira, a dupla de artistas Alberto Jambrina & Pablo Madrid, mais o grupo de folckrock de nome Zíngarus abrirão as hostes de um evento que se pretende transfronteiriço. Sábado, dia principal do festival, terá lugar, logo pela manhã, o 96º Passeio Pedestre Enzonas, enquanto à noite, o destaque vai para o grupo Galandum Galundaina, que dispensa apresentações. Domingo, o dia começa cedo para os madrugadores que pretendam participar no 1º Passeio Internacional de Automóveis Antigos e Desportivos. Pela tarde, a homenagem póstuma a uma das personalidades mais célebres da aldeia raiana de Rio de Onor, o gaiteiro Joan Prieto Ximeno (1929 – 1987). Seguir-se-ão durante a tarde várias atuações de bandas, escolas e grupos musicais, mas todas com o devido enfoque na gaita-de-foles. No entanto, a festa continuará de noite com o “Gira Discos” de Paulo Meirinhos para terminar já de madrugada com o som a cargo do dj V`Guess. De sublinhar que as entradas para o festival serão gratuitas, bem como o campismo. A única coisa paga, caso os festivaleiros queiram usufruir desta particularidade, serão as refeições comunitárias. Caso optem pelo acesso às cinco refeições, a pulseira terá o custo de 35 euros, ou seja, cada refeição sairá a 7 euros, sendo esta opção mais económica do que comprar cada refeição individualmente, pois o seu custo poderá variar entre os 8 e os 9 euros.  

“Esta é uma ideia que uma associação de jovens teve para promover o meio rural, onde vamos aproveitar Rio de Onor para promover uma série de atividades recreativas e culturais e fazermos aqui um projeto para elevar esta aldeia a um patamar superior, ajudando-nos a elegê-la como uma das Sete Maravilhas”, começou por explicar um dos principais responsáveis pela organização deste evento no dia da apresentação do Festival, que decorreu no Centro de Fotografia Georges Dussaud. “A associação Montes de Festa não está limitada a Rio de Onor e estamos abertos a outras sugestões por parte de outras freguesias que pretendam ou que encontrem valor no nosso trabalho que vai no sentido de promover outras regiões”, fez questão de frisar, ainda, David Vaz, manifestando total abertura e interesse em levar este projeto a outras paragens.

Já na opinião do presidente da Câmara Municipal de Bragança, este festival reveste-se de uma importância única precisamente por apelar ao chamamento do meio rural e à sua revitalização. “Eu acho muito interessante este festival ser organizado numa aldeia tão caraterística como é Rio de Onor, que representa tanto para o nosso concelho e tendo sido uma iniciativa local de jovens da freguesia ainda valoriza mais a iniciativa”, comentou Hernâni Dias, que decidiu atribuir à organização um apoio de 1500 euros para ajudar à concretização deste festival de verão.   

Presente na conferência de imprensa de apresentação do Festival D` Onor, esteve um dos residentes da aldeia fronteiriça e que será só um dos anfitriões a receber os festivaleiros durante os três dias de festa em Rio de Onor. “Nós estamos muito gratos pelo barulho porque estamos ali o ano inteiro com pouca gente. Vem alguém e aquilo é uma alegria! Temos muito gosto nisso porque as aldeias sem movimento morrem”, asseverou Mariano Augusto Preto, no alto dos seus 85 anos de sabedoria, convidando toda a gente a visitar Rio de Onor até domingo e sempre.  

Para terminar, resta salientar que o Festival D`Onor é um evento organizado pela Montes de Festa, uma associação que tem como intuito revitalizar as tradições, estimular as gerações mais jovens para a dinâmica do meio rural, instigando-os a visitar as aldeias de forma a que, no futuro, valorizem usos e costumes das regiões do interior, assim como dinamizar as comunidades rurais e unir, ainda, em torno da música e da tradição, as diferentes gerações.

 

CARTAZ DO FESTIVAL

 



PARTILHAR:

PSD quer saber se fundos vão ser reprogramados para metro de Lisboa e Porto

Amêndoa coberta de Moncorvo obtém certificação da União Europeia