“Aquae Flaviae” recuou dois mil anos no tempo para mais uma edição da Festa dos Povos e do Mercado Galaico-Romano, que reuniu 138 expositores e centenas de figurantes.

 

A quarta edição da Festa dos Povos, onde os romanos e os povos galaicos regressaram à cidade flaviense para recriar o ambiente histórico, arrancou na passada sexta-feira, pelas 19 horas, com a entrada dos povos de Aquae Flaviae no Mercado Galaico-Romano. Na mesma noite, o destaque foi para o jantar solidário, organizado pela Associação Chaves Social, realizado na Ponte Romana de Trajano, que reuniu mais de 250 pessoas.

Nos dois dias seguintes, para além das várias recriações históricas como a tortura de escravos, o encantador de serpentes, cetraria, concurso de tiro ao alvo, artes ancestrais e lutas, o evento contou, ainda, com diversas atuações musicais e de bailado, cortejos diurnos e noturnos e duas visitas-guiadas. Assim, a visita de sábado, decorreu sob o lema “A cidade medieval e moderna” e contou com 70 pessoas. Já no domingo, sob o mote “O mundo romano”, a visita contabilizou mais de uma centena de participantes.

No sábado e domingo, realizou-se, também, a segunda edição dos Jogos Populares de Aquae Flaviae. Nesta iniciativa, que teve lugar no Jardim Público e na margem esquerda do rio Tâmega, participaram seis povos, tendo-se sagrado vencedor o povo QUERQUERNI qua agregava as freguesias de Vale de Anta, Curalha, Redondelo e Soutelo/Seara Velha. Tração à corda, corrida de sacos, corrida com andas, bilharda e fito foram alguns dos jogos levados a cabo, num convívio salutar entre todas as freguesias presentes.

Foram, sem dúvida, três dias de muita animação, numa festa cheia de cor e música, que atraiu mais de 65 mil visitantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, em especial da vizinha Galiza. O certame contou com mais de 500 figurantes que contribuíram para a recriação de diversos episódios burlescos e mais de uma centena de expositores de artesanato, misticismo e restauração e estendeu-se ao longo das Alamedas de Trajano, do Tabolado e nas ruas circundantes, proporcionando aos milhares de visitantes diversos espetáculos, cortejos, recriações históricas, jogos-populares e um mercado galaico-romano, onde não faltaram as iguarias gastronómicas e o festim de bebidas galaico-romanas, alegadamente, “com poderes curativos e preventivos dos males do corpo e da mente”.

 

“Os Castros do Concelho de Chaves” em debate

 

Ainda no âmbito do programa do evento, sábado teve lugar a conferência “Os Castros do Concelho de Chaves – a imponência da civilização pré-romana no concelho de Chaves”, que contou como orador convidado o professor Manuel Martins. Este foi o segundo encontro de um ciclo de conferências organizado pela Câmara Municipal, que visa potenciar e promover a cidade de Chaves, a partir de produtos diferenciadores, com base no Turismo Cultural e Criativo, pretendendo igualmente envolver a população. A próxima conferência está agendada para dia 29 de setembro, com a temática “Museu das Termas Romanas”.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bombeiros procuram homem desaparecido no rio Tua

Maquinistas passam "atestado de incapacidade" ao Governo