A Câmara de Vinhais quer potenciar toda a riqueza da castanha, uma das principais culturas agrícolas daquele concelho. Para o efeito criou, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Vinhais e outras entidades, a Cacovin-Agroindustriais, uma empresa que passará a receber o grosso da produção de castanha, com vista à sua transformação em farinha para alimentação de animais.

A empresa será apresentada publicamente no próximo dia 20, durante a Rural Castanea- Festa da Castanha e da Gastronomia de Vinhais, que decorre entre os dias 20 e 22 .

A Cacovin, instalada na zona industrial da vila, já está pronta a laborar e afinada para começar a receber a produção deste ano de \"todos os agricultores que quiserem entregá-las\" referiu o presidente da Câmara, Américo Pereira, durante a última sessão da Assembleia Municipal.

A campanha da castanha deverá começar em breve e os produtores prevêem que este ano seja uma boa safra.

A Cacovin exigiu um investimento a rondar um milhão de euros e tem por objectivo principal dinamizar e organizar a produção agrícola do concelho ajudando os agricultores a escoarem os seus produtos. Daí que, numa fase posterior, a empresa irá também fazer a recolha e embalamento dos produtos hortícolas, o que poderá acontecer já no ano que vem.

Outra das estratégias para a promoção da castanha passa pela Feira da Castanha que se realiza este ano pela primeira vez em Vinhais, e pretende ser uma grande montra daquela produção e do que se pode fazer com ela ao nível da doçaria e da gastronomia



PARTILHAR:

Transferidos para «salvar» escola

Marquês antecipou globalização