Um sentimento de orgulho em se ser português nunca antes visto tomou de assalto o país em geral e os transmontanos em particular na celebração da vitória da “nossa” seleção que derrotou a França na final do Campeonato da Europa.

 

Somos campeões da Europa. Portugal faz manchete nas capas dos jornais em todo o mundo. Uma vitória que enche o coração de orgulho dos portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Contra todas as expetativas, sobretudo, depois do capitão, Cristiano Ronaldo, ter saído do jogo lesionado, aos 25 minutos, a seleção saiu vencedora ontem à noite do encontro com a França, sagrando-se, assim, pela primeira vez na história do futebol, campeã europeia. Uma autêntica chapada de luva branca àqueles que tantos criticaram o futebol praticado pela seleção das quinas, nomeadamente, a comunicação social francesa, que caraterizou o futebol português como "nojento" e sem qualidade alguma.

Comentários futebolísticos à parte, a festa, essa prolongou-se noite dentro. Artérias dos centros da cidade foram cortadas em localidades como Bragança e Vila Real, para darem lugar aos festejos que duraram até de madrugada. Apesar de hoje muitas pessoas trabalharem, ontem o orgulho de ser português falou mais alto.

Milhares de pessoas encheram as ruas e a rouquidão tomou conta das vozes que tantas vezes entoaram o hino e tantas vezes gritaram a plenos pulmões: Portugal!!!

 

TESTEMUNHOS

 

Manuel Fernandes

 

“Esta vitória foi um bocadinho difícil, mas acreditámos até ao fim e sabíamos que a taça era nossa. Vai ser festejar até de manhã!”

 

 

Eleutério Martins

 

“Vi o jogo de uma forma emocionante, sempre a acreditar que Portugal ia ser campeão e temos de agradecer ao Fernando Santos, que ele sempre acreditou… Força Portugal!”

 

 

Carlos Parente

 

“Foi um espetáculo! Sempre acreditei e quando o Cristiano saiu virei-me para o meu irmão que está aqui ao meu lado e não me deixa mentir e disse assim: tem de entrar o Éder para ganharmos isto e ganhámos. Portugal sempre!”

 

 

Júlia Lopes

 

“Foi muito bom! Não há palavras… Sempre acreditei, sempre, mesmo com a saída do Cristiano Ronaldo, acreditei que íamos ser campeões e correu bem. Estou rouca, quase sem forças, mas vou festejar.”

 

 

Luís Trigo

 

“Acreditava na vitória, mas sabia que ia ser muito difícil ganharmos este jogo. Quando o Cristiano saiu, achei que os jogadores iam ter outra motivação para conseguirem vencer. Amanhã trabalho, por isso vou festejar um bocadinho com moderação.”

 

 

Lia Montanha

 

“Foi muito bom! Foi a primeira vez que vi. Já tivemos uma oportunidade quando eu era pequenina, mas não conseguimos, quando perdemos na final contra a Grécia. Mesmo sem o Ronaldo, achei que a equipa ia lutar pelo capitão. É uma coisa que ele queria há muito tempo e acho que a equipa fez muito por isso também.”

 

 

Manuel Gonçalves

 

“Achei esta uma boa vitória. Depois de ter chorado em 84 e de ter esperado 32 anos por este momento, hoje, finalmente, pude chorar de alegria. Antes do jogo começar, sinceramente, não acreditei que fosse possível, mas é uma emoção muito grande. É um orgulho enorme em ser português.”

 

 

Elizabete Morais

 

“Honestamente, acho que ainda ninguém acredita. É uma emoção tão grande que ainda não estamos a acreditar no que aconteceu. De qualquer das formas, foi mais que justo, mais que merecido, sabe melhor ainda por ser contra a França. A roubalheira continuou, mas nós somos muito mais fortes que isso. Acreditei sempre. Portugal!”

 

 

José Fernandes

 

“Não há palavras! Foi berrar, foi cantar, foi chorar, foi qualquer coisa de fantástico. Acreditei sempre e, inclusive, no café onde eu estava, disse para o dono: vamos ganhar e assim foi… Havia uma fé incrível, a mesma que Fernando Santos e o Presidente da República e toda a gente. Mesmo sem estar a jogar, a força que Cristiano deu à sua equipa foi fundamental! É um orgulho enorme ser português.”
 

 

PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA!!!

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Detido por roubo com agressão à vitíma e tentativa de fuga

Miranda do Douro distingue Leonel Vieira e Vaz das Neves