A estrutura de uma vinha em Seixo, Carrazeda de Ansiães, foi parcialmente destruída, presume-se que por um pequeno tornado ou por um forte remoinho. O fenómeno poderá ter ocorrido no início desta semana, mas ninguém deu por nada. O proprietário, Manuel Moutinho, só se apercebeu dos estragos na quarta-feira, quando convidou um amigo para ir \"ver uma coisa bonita\" - uma vinha que estava como \"um brinco\".

Quando Manuel Moutinho, 73 anos, chegou ao terreno, a poucas dezenas de metros da povoação, não queria acreditar no que via \"Convidei-te para ver uma vinha bem tratada e, afinal, é para observar este estrago todo\". Palavras dirigidas ao amigo e recordadas ao JN.

Num raio de 30 a 40 metros, 32 esteios da vinha foram arrancados e juntos quase todos no mesmo sítio. Só não foram atirados para mais longe por causa dos arames que os unem aos outros esteios dos bardos afectados. Os que não foram arrancados acabaram por partir pela base. O sistema de rega gota-a-gota também ficou bastante danificado.

Inicialmente ainda pensou tratar-se de um \"acto de vandalismo\", mas uma vez que a terra lavrada não apresentava pegadas de humanas ou de animais, a ideia desapareceu da cabeça para dar lugar a um grande dilema \"Isto, ou foi raio ou foi tornado\".

Prejuízo podia ser maior

Só que a hipótese de raio é a menos plausível, já que nem uma única videira se encontra chamuscada, apesar de algumas terem as varas partidas. E não fosse o facto de se tratar de uma vinha nova e com pouca rama, o prejuízo poderia ter sido bem maior. Na localidade ninguém se lembra de acontecimento semelhante na história recente. \"Foi uma surpresa total\", notou o agricultor.

O Instituto de Meteorologia confirmou, entretanto, ao JN, que, na passada terça-feira, se registou no sul do distrito de Bragança alguma instabilidade. Mas não pode confirmar, sem um estudo mais aturado, se se tratou ou não de um pequeno tornado. As suspeitas apontam para um vórtice (remoinho) originando uma nuvem de desenvolvimento vertical, já que os tornados se deslocam, geralmente, em linha recta. Porém, neste caso os estragos localizam-se apenas na vinha referida.

Para já, o proprietário desta vinha, em Seixo de Ansiães, vai avaliar o prejuízo causado, mas como contra as forças da natureza \"pouco se pode fazer\", nada mais lhe resta do que voltar a colocar tudo como estava. \"A vida de um agricultor é assim mesmo\", desabafa.



PARTILHAR:

Detidos 22 condutores

AMTAD