A Feira dos Gorazes, que decorre em Mogadouro entre sexta-feira e domingo, pretende afirmar-se como o principal certame das atividades económicas de fim de colheitas, no distrito de Bragança, adiantaram hoje os seus promotores.

Mais de uma centena de expositores de diversos ramos de atividade participam na Feira dos Gorazes que, para além dos negócios, inclui atividades musicais, lúdicas e culturais,

"São quatro dias que capitalizam a economia do concelho, há muita procura dos espaços de exposição, por parte dos empresários do distrito de Bragança e de fora, que procuram a nossa feira para fazer negócio e promover os seus produtos", disse à Lusa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogadouro, Fernando Pais.

Ainda assim, a limitação de espaço do recinto de feira obrigou a deixar de fora "um número significativo de expositores".

Com um investimento que ronda os 100 mil euros, a Feira dos Gorazes é classificada pelas entidades organizadoras, a Associação Comercial e Industrial de Mogadouro (ACISM) e a câmara municipal, como "um dos maiores certames do seu género na região Norte.

"A feira vai centrar-se nas atividades do setor primário, onde está alicerçada a economia do concelho de Mogadouro, com a valorização das raças autóctones, ao lado de uma componente multiempresarial", frisou.

A aposta deste ano passa por uma mostra de raças autóctones, incluindo ovinos, caprinos, bovinos, suínos e o cão de gado trasmontano e a promoção dos valores gastronómicos do território são outra das apostas.

A Feira dos Gorazes assinala o seu 20.º aniversário, contudo, e de acordo com o historiador António Mourinho, é um mercado que remonta à idade média

O presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que a Feira dos Gorazes tem vindo a evoluir, estando a ser introduzidos novos elementos que impulsionam a económica local

"A economia do concelho cresce nesta altura do ano, numa altura em que os tempos menos produtivos se avisam" frisou.

O autarca deixou ainda o anúncio da construção de um espaço destinado à promoção das raças autóctones, cujo projeto está concluído e orçado em um milhão de euros, estando a aguardar pela comparticipação de fundos comunitários provenientes do Provere- Programas de Valorização de Recursos Endógenos

A Feira dos Gorazes tem associada a componente gastronómica, com destaque para a posta de vitela assada na brasa e a marrã (carne de porco assada na brasa).



PARTILHAR:

McDonald’s irá criar milhares de empregos no Brasil

Projeto Erasmus+ : School Can Be Fun|Freixo de Espada à Cinta