A XXXII Feira de Artesanato de Bragança começa já amanhã, dando o mote para o arranque no dia 4 de mais uma Feira das Cantarinhas que, a partir deste ano, decorrerá no primeiro fim de semana de maio.

 

Conforme noticiado anteriormente pelo Diário de Trás-os-Montes, este ano, após auscultação de cidadãos, feirantes e comerciantes, o município brigantino decidiu alterar a data da Feira das Cantarinhas para o primeiro fim-de-semana de maio, ou seja, entre os dias 4 e 6 de maio. Entretanto, a abrir as hostes estará a 32ª edição da Feira do Artesanato que começa já amanhã, dia 2, para só terminar a 6 de maio, no mesmo dia em que encerra, também, um dos certames mais antigos do país e, certamente, a maior feira da região nordestina, coincidindo, assim, três dias com a Feira das Cantarinhas e com o Dia da Mãe.

Ainda por entendimento da organização, resolveu manter-se a tradicional feira das Cantarinhas no centro da cidade, sendo que a Feira do Artesanato será realizada na Praça Camões, dando resposta às solicitações de participação na feira.

“A Feira das Cantarinhas continua a ser um evento de promoção económica, sendo, seguramente, a maior feira da região e, este ano, desafiámos algumas entidades a colaborarem connosco diretamente na construção de uma cantarinha para ficar exposta em espaço público”, começou por declarar o edil brigantino no final da conferência de imprensa de apresentação do certame. “Há 11 entidades que estão a dar esse contributo, a colaborar cada uma à sua maneira e sem impormos regra absolutamente nenhuma”, continuou Hernâni Dias que classifica esta iniciativa como “interessante” dada a cooperação necessária entre as diversas entidades. “

Integrado no Programa da Feira das cantarinhas e Artesanato, vai realizar-se no dia 5 de maio a transmissão em direto do programa RTP – Aqui Portugal entre as 14 e as 20 horas na Praça Camões. “Este ano, uma vez que a feira vai decorrer durante o fim de semana temos a oportunidade de trazer aqui um programa da RTP com o objetivo claríssimo de continuarmos a fazer a promoção do evento, projetando-o ainda mais, de forma a que consigamos ter cada vez mais pessoas nesta feira”, sublinhou o autarca brigantino, para quem esta iniciativa é “representativa sob o ponto de vista económico e turístico”. Até porque o município tem vindo a apostar cada vez mais na divulgação desta e de outras iniciativas, inclusive, do outro lado da fronteira “para que os espanhóis possam vir durante o fim de semana visitar o nosso território”.

 

Nas imediações do Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, miúdos e graúdos poderão encontrar as mais variadas diversões que, juntamente, com as roulottes de farturas, comes e bebes, estarão a funcionar até ao dia 13 de maio.

 

Hernâni Dias relembrou, ainda, a prova desportiva que, inserida no certame, terá lugar no domingo, último dia da feira, que é a Corrida das Cantarinhas. Uma prova de atletismo que trará à capital do nordeste mais de 400 atletas. (Ver notícia em: www.diariodetrasosmontes.com/noticia/esperados-mais-de-400-atletas-na-corrida-das-cantarinhas)

Quanto à animação musical, os concertos estarão a cargo da banda Zíngarus Folk Rock no dia 2 de maio. No dia seguinte, quinta-feira, o fado sairá pela boca e lábios de Vanessa Martins. Sexta, será a vez do projeto musical Ensemble Acoustic Sessions subir ao palco, enquanto na última noite, sábado, será a vez da banda Xeque Mate animar as hostes. Trata-se, nas palavras de Hernâni Dias, de “valorizar o evento dando voz aos artistas locais, até porque “não estamos a tentar fazer da Feira das Cantarinhas umas Festas da Cidade”.

Em termos de orçamento, o município brigantino, o “grande financiador do evento”, efetuou um investimento a rondar os 53 mil euros que abarcou despesas como a promoção do evento, o aluguer de stands, material de divulgação como outdoors e flyers, bem como tudo o que tenha a ver com a logística para programa da RTP.

Por sua vez, a Associação Comercial Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), entidade que assume a organização conjunta com a autarquia, protagonizou despesas na ordem dos 23 mil euros com animação, som, iluminação, PSP, fiscalização, combustíveis, comunicações, refeições, entre outras. No entanto, está previsto um retorno superior com receitas próximas dos 26 mil euros, resultantes da cobrança de ocupação de espaços e stands aos feirantes e artesãos.

Para além dos 300 comerciantes presentes na Feira das Cantarinhas e dos 66 expositores na Feira do Artesanato, a presidente da ACISB referiu que muitos foram aqueles que ficaram em lista de espera, dado que não havia mais espaços disponíveis para ceder. “Em termos de números, falamos sensivelmente nos mesmos em relação ao ano passado, mas a verdade é que este ano temos muitos mais pedidos”, comentou Maria João Rodrigues, que manifestou vontade, dentro do possível, em tentar colocar mais feirantes, inclusive, na zona da catedral, tendo sido até já feito um pedido nesse sentido, naquela que “seria uma extensão da própria feira. “Estamos a analisar como é que poderemos dimensionar e redimensionar a feira para colocarmos ainda mais feirantes do que aqueles que têm vindo”, afirmou a responsável, garantindo que os associados da ACISB foram dos que votaram pela alteração da data da Feira das Cantarinhas para o primeiro fim de semana de maio.

 

  

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO

Relativamente ao trânsito, será afetado nos dias 3, 4, 5 e 6 de Maio, sendo que nos 5 e 6 não será tão problemático pois é fim de semana. As alterações serão as seguintes e constam no mapa que se anexa:

ZONAS COM TRÂNSITO PROIBIDO

• Rua da República;

• Praça da Sé;

• Rua Almirante Reis;

• Rua dos Combatentes da Grande Guerra até ao cruzamento com a Rua Oróbio de Castro;

• Rua Abílio Beça desde o cruzamento com a Rua Marquês de Pombal;

• Rua 1º de Dezembro;

ZONAS COM SENTIDO PROIBIDO

• Av. João da Cruz no sentido ascendente, desde a Pastelaria

Tropical até ao cruzamento com a Rua de Sto. António;

• Av. João da Cruz no sentido ascendente, desde a Caixa de Crédito Agrícola até ao Novo Banco.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Feira Franca promove azeite, vinho e castanha que são base da economia de Murça

CIM transmontana vai investir de 6ME na área da educação para fixar população