Visita ao CHTMAD do candidato a Bastonário, Miguel  Guimarães, e do candidato a presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, António Araújo, traduziu-se na constatação da "grande falta de médicos nos vários serviços", o que "põe em causa constrangimentos assistenciais de ordem múltipla e a prática de atos médicos de qualidade”.

 

O candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o candidato à Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), António Araújo, realizaram uma visita ao Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) no final do mês de dezembro com o objetivo de contactarem com os profissionais de saúde desta unidade.

Enquanto médicos no ativo, no Centro Hospitalar de São João e no Centro Hospitalar do Porto, respetivamente, ambos tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências com os seus colegas, de ouvir os  testemunhos e preocupações dos clínicos locais, mas, também, aproveitaram para apresentarem as principais linhas de ação dos seus programas enquanto candidatos.

Neste sentido, o programa teve início com uma reunião com o Conselho de Administração, seguindo-se uma visita a diversos serviços do hospital, de forma a contatarem com a realidade local.

A cativação de uma percentagem das quotas para apoiar a formação médica especializada e para a criação de um fundo de complemento de reforma para os médicos, assim como avançar com medidas relevantes e efetivas para a fixação de médicos no interior do país, foram alguns dos compromissos que os candidatos avançaram no decorrer dos contatos efetuados.

Relativamente ao CHTMAD, a visita e os testemunhos traduziram-se na constatação da "grande falta de médicos nos vários serviços", concluindo que essa realidade “causa constrangimentos assistenciais de ordem múltipla e põe em causa a prática de atos médicos de qualidade”.

 

 

"HISTORIAL CLÍNICO"

 

Miguel Guimarães - Candidato a Bastonário da Ordem dos  Médicos

 

Assistente hospitalar graduado de urologia do Centro Hospitalar de S. João e Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

 

 

António Araújo - Candidato a Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

 

Diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Porto, professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, presidente da Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão e vice-presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

 
 


PARTILHAR:

Quinhentos anos da entrega de foral a estas Terras de Aguiar

Festa dos Reis é em Vale de Salgueiro