O diretor do Museu do Douro, Fernando Seara, diz-ter sido apanhado de surpresa com a proposta de extinção. Na quinta-feira realiza-se uma reunião extraordinária.

A Fundação Museu do Douro foi hoje «surpreendida» com uma notificação para uma audiência prévia para analisar a proposta de extinção deste organismo que gere a unidade museológica sediada na Régua.

O diretor do Museu do Douro (MD), Fernando Seara, confirmou à Agência Lusa que hoje recebeu uma carta a notificar a fundação para uma audiência prévia que terá em cima da mesa o projeto de decisão final de extinção.

A direção e o conselho de administração da fundação vão agora analisar esta notícia que, segundo Fernando Seara, o apanhou de \"surpresa\".\"Não se previa minimamente\", salientou.

Na quinta-feira realiza-se uma reunião extraordinária destes organismos.

Trata-se de uma instituição de direito privado e utilidade pública que foi criada em 2006.

A fundação tem agora dez dias para responder à notificação. Na avaliação do Governo, a Fundação do MD teve uma avaliação de 50 pontos, numa escala de 0 a 100. A avaliação diz respeito aos anos 2008 e 2010. No entanto, no último ano o MD fez um \"grande esforço\" de consolidação das suas contas.

O relatório de contas e de atividades exercidas em 2011, apresentado em julho, no conselho de Fundadores do MD, revelou uma redução para cerca de metade do défice de um milhão de euros.

A sede do Museu do Douro abriu as portas em dezembro de 2008, 11 anos depois da sua criação e após um investimento de 5,2 milhões de euros.

Criado em 1997 na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República, este foi também o primeiro museu de território construído em Portugal. Gerido pela Fundação do MD, com participação do Ministério da Cultura, entidades públicas e privadas, este organismo sofreu constrangimentos de financiamento que estiveram também relacionados com as dificuldades de pagamento por parte de algumas autarquias.

Entre dívidas a fornecedores e a instituições bancárias, o MD chegou a ter quase um milhão de euros de défice.



PARTILHAR:

Duas fundações extintas

Localidade de Picote