O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior considerou hoje que a exploração mineira em Torre de Moncorvo era de «grande importância para a região transmontana», lamentando a «desistência» da anglo-saxónica Rio Tinto do processo.

Moraes Machado reagia assim à notícia avançada hoje pela agência Lusa que dá conta que a empresa anglo-australiana Rio Tinto desistiu da exploração das minas de ferro de Moncorvo depois de semanas de intensas negociações entre o atual concessionário Minning Technology Investiments (MTI) e o Governo.

\"Considero que houve um rude golpe para a região, tendo em conta que o investimento poderá não avançar. Ao mesmo tempo, veio defraudar algumas espectativas em matéria de emprego para a região\", acrescentou Moraes Machado.

Segundo responsável, os meandros do negócio nunca foram bem definidos, considerando ainda \"que decorreram de maneira sub-reptícia\".

Por seu lado, o presidente da Associação de Desenvolvimento do Douro Superior, disse que foi sempre \"prudente\" em relação ao investimento da multinacional na região de Torre de Moncorvo.

\"Este retrocesso, a ser verdade, vem trazer uma perda significativa em termos da criação de postos de trabalho e o investimento que foi anunciado deveria seguir em frente\", frisou José Santos.

O autarca disse ainda que \"não houve a devida cautela no decurso das negociações entre as partes\".

As conversações terminaram na semana passada depois de a MTI, que detém os direitos de concessão das minas de Moncorvo até 2070, \"não ter conseguido provar junto da Rio Tinto que o projeto era viável e rentável\".

Este desfecho colocou assim em causa um projeto de exploração de ferro com um investimento superior a mil milhões de euros na região de Moncorvo, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas.

O investimento iria permitir, numa primeira fase, a criação de 420 novos postos de trabalho diretos e cerca de 800 indiretos, bem como a criação de um polo de investigação e desenvolvimento no Nordeste Transmontano, com parcerias com instituições locais e internacionais.

Estas duas associações englobam os concelhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz CÎa.



PARTILHAR:

Greve deverá ser desmarcada

Encerrada no período nocturno