Este ano morreram seis pessoas vítimas de acidentes com tractores agrícolas no distrito de Bragança.

A última foi um homem de cerca de 60 anos, residente em Espinhoso, no concelho de Vinhais, que não resistiu aos ferimentos depois de ter ficado debaixo do veículo.

O acidente aconteceu anteontem à tarde numa rua de acesso à zona industrial de Vinhais, onde o indivíduo ia levar o tractor à oficina. O agricultor ia a subir uma rua bastante íngreme e deixou descair o tractor em marcha-atrás ao longo da artéria, sem se saber qual a razão. A máquina acabou por tombar e capotar, apurou o JN junto de fonte da GNR de Vinhais.

O agricultor caiu e ficou debaixo do tractor, quando os bombeiros chegaram ao local ainda estava consciente, mas acabaria por falecer a caminho da unidade hospitalar de Bragança, para onde foi transportado. Na maior parte dos casos em que as vítimas ficam sob o tractor não resistem à gravidade das feridas, por se tratarem de máquinas muito pesadas.

Este é o segundo acidente em menos de um mês com tractores agrícolas que circulam em ruas ou estradas, o outro ocorreu há cerca de três semanas e envolveu um agricultor que faleceu em Valbom Pitez, no concelho de Mirandela, na sequência de um capotamento numa estrada municipal.

Em Junho, um casal da aldeia de Paradinha Nova, em Bragança, morreu sob um veículo. As autoridades consideram que o tractor terá capotado depois de ter entrado em despiste, enquanto circulavam num caminho rural.

Só no ano passado cerca de 10 pessoas perderam a vida em acidentes de tractor no distrito de Bragança, um número elevado, mas que revela uma diminuição face a anos anteriores.



PARTILHAR:

Entre Macedo e Pontão de Lamas

Primeiros tropeções