A vila de Montalegre celebra hoje a primeira das três «sexta-feira 13» de 2012 com dois espectáculos nas imediações do castelo, queimada do padre Fontes, animação, concentração e desfile de bruxas e figuras demoníacas pelas ruas.

O presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, acredita que a vila de Trás-os-Montes vai receber «milhares» de pessoas para assistir a um espectáculo de rua «único» no país.

Por isso, o investimento de 40 mil euros no evento é considerado de «risco zero» porque o retorno para os produtores e empresários locais é «enorme».

O programa da primeira sexta-feira 13 do ano inclui um desfile de bruxas, diabos e figuras do além pelas ruas, um jantar endiabrado, a encenação de duas peças teatrais junto ao castelo e um espectáculo piromusical.

Mas, o ingrediente principal da noite é a preparação e esconjuração da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, mel, açúcar e maça, pelo padre Fontes, conhecido por «Bruxo-Mor».

Para combater o frio, a organização vai colocar ao longo das várias ruas fogueiras, duas tendas e cobrir com toldos a artéria que liga a câmara ao castelo.

A organização quer os visitantes vestidos «a rigor» para dar «mais cor e dimensão» ao espectáculo.

A Noite das Bruxas é organizada pela Câmara de Montalegre desde 2002, sendo já parte integrante do calendário cultural.



PARTILHAR:

Livro de bolso

«Livro de reclamações»