Dados divulgados recentemente afirmam o Espaço Miguel Torga em Sabrosa como um dos principais centros de visitação cultural do norte do País. 

Desde a sua abertura ao público em outubro de 2014 até meados de dezembro deste ano, o Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta foi visitado por cerca de 11.500 pessoas. Só este ano, o número de visitantes já ultrapassou os 7500, sendo que, em 2016, a expetativa é que este número aumente, bem como a oferta cultural deste equipamento.  
“Este espaço configura-se como um polo difusor e promotor na região duriense de novos hábitos de cultura e de ligação a outras figuras de relevo do concelho, nomeadamente a Fernão de Magalhães. Este centro literário e cultural assume na sua arquitetura também um exemplo de arte contemporânea de excelência”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques. O edil aproveitou para sublinhar, ainda, a “crescente importância do Espaço como referência de conhecimento e divulgação da vida e obra de Miguel Torga” e a sua “articulação com outras instituições na promoção do bem cultural”. 

Vocacionado para o estudo, interpretação, investigação e promoção do escritor e poeta, Miguel Torga, esta estrutura de missão cultural e de artes tem ao longo deste tempo, acolhido dezenas de iniciativas viradas para diferentes públicos. Foi palco de diversos e importantes eventos de arte contemporânea, de índole regional, nacional e internacional. Assim, a autarquia de Sabrosa decidiu registar com agrado estes dados, reconhecendo que refletem uma estratégia delineada pelo executivo na prossecução de alguns objetivos específicos assentes na resposta criativa, educativa e interativa cultural para a comunidade e respetivo território onde se insere.
O Espaço Torga funciona num edifício de impar expressão artística com traço do arquiteto Eduardo Souto Moura. O edifício tem dois pisos, várias áreas e ocupa uma superfície de implantação de cerca 1300 m2. O seu revestimento exterior a esteios de xisto é oriundo das famosas pedreiras de Vila Nova de Foz-Côa.
 



PARTILHAR:

Operação da PSP detêm alegado traficante e descobre oficina ilegal

Emigração portuguesa deverá manter-se alta mesmo após crise