Os pais dos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Agrochão, em Vinhais, matricularam os filhos em massa no agrupamento de escolas de Torre de Dona Chama, Mirandela, por não concordarem com o encerramento daquele estabelecimento de ensino da freguesia.

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) decidiu encerrar aquela escola no próximo ano lectivo. A Câmara de Vinhais queria que as crianças fossem transferidas para o minicentro que será criado em Ervedosa, mas os encarregados de educação estão irredutíveis e não concordam que a Escola de Agrochão encerre quando tem um número de alunos superior à de Ervedosa, 10 e 7, respectivamente. \"Na Escola de Agrochão há boas instalações e as refeições podem ser servidas no lar\", afirmou Orçar Gomes, um dos pais.

Os alunos de Agrochão estão já matriculados no agrupamento de outro concelho e nem o facto de a Câmara não garantir o transporte de alunos para lá preocupa. Aliás, a população está disposta a colaborar na aquisição de uma viatura, se bem que o agrupamento de Torre de Dona Chama possa colaborar no transporte das crianças e na alimentação.

O presidente da Junta de Agrochão, José Alberto, referiu que, esta semana, o presidente da Câmara, Américo Pereira, esteve reunido com os pais e propÎs a transferência dos alunos para o agrupamento da sede de concelho, facultando transporte e refeições. Uma medida que agrada ao presidente da Junta, que, ao contrário dos pais, diz que até 15 de Setembro está tudo em aberto.

Na altura da decisão em encerrar a Escola de Agrochão, em Janeiro, José Alberto Pires também era defensor da mudança de jovens para o concelho de Mirandela, de modo a fazer pressão para inviabilizar o minicentro escolar de Ervedosa, por falta de número mínimo de alunos.

De acordo com o Centro da Área Educativa de Bragança, no conjunto de 292 escolas rurais do distrito de Bragança vão encerrar cerca de 220 e acolherão as perto de 4700 crianças do Primeiro Ciclo. Em Freixo de Espada à Cinta são extintas todas as escolas das freguesias, ficando apenas aberta a da sede de concelho.



PARTILHAR:

Mais de uma dezena de comerciantes

«No Verão torna-se insuportável»