Acidente próximo da localidade de Vale de Nogueira vitimou um sexagenário que se deslocava perto de um incêndio rural, tendo sido encontrado por baixo do trator e com o corpo "completamente carbonizado".

 

Aconteceu ao início da tarde de hoje, dia 21 de fevereiro, mais um acidente de trator na região transmontana, pondo de forma abruta e violenta um ponto final precoce na vida de um homem com 65 anos.

“Nós recebemos o alerta do Comando Distrital de Operações de Socorro às 14h12 para um possível desaparecimento de um senhor que andava com um trator junto a um incêndio rural e chegámos ao pé dele às 14h39”, começou por declarar ao Diário de Trás-os-Montes (DTM) o Comandante de Operações de Socorro (COS).

“Deslocámos meios para irmos em busca desse senhor. Posteriormente, viemos a encontrar na zona de Vale de Nogueira a cerca de um quilómetro e meio da aldeia, numa zona de muito difícil acesso que nós, mesmo com veículos todo-o-terreno, tivemos que aceder a pé “, adiantou Paulo Ferro, que esteve toda a tarde no local do sinistro, dada a complexidade da operação, não só pelo terreno, mas também pelo cenário dantesco encontrado pelos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB).

“Encontrámos o senhor debaixo do trator capotado e já com o corpo completamente carbonizado”, descreveu o responsável, para quem “o mais difícil nesta operação foi retirar a vítima” de um “terreno bastante acidentado com mato com mais de dois metros e de muito difícil acesso”. “Como ele estava encarcerado debaixo do trator, tivemos de transportar à mão as ferramentas necessárias para procedermos ao levantamento do trator e ao desencarceramento do homem”, revelou o COS ao Diário.  

De acordo com o adjunto do Comando dos BVB, a vítima terá cerca de 65 anos, desconhecendo-se, para já, a sua naturalidade. Questionado sobre se o sexagenário teria morrido vítima das chamas ou do capotamento e consequente esmagamento, Paulo Ferro garantiu que esses são pormenores ainda desconhecidos que “fazem parte de uma investigação que só a medicina legal através da autópsia poderá determinar as causas da morte”. O responsável também não conseguiu precisar se o trator tinha ou não cabine, devido à violência das chamas que consumiram muitas das pistas que poderiam ajudar a entender os contornos de mais um acidente trágico relacionado com tratores que todos os anos vitimam dezenas de condutores.

Para além de uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que declarou o óbito no local, deslocaram-se para teatro de operações duas ambulâncias, inclusive uma todo-o-terreno, um veículo de comandos, um veículo de desencarceramento e nove operacionais.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Aniversário da capital do nordeste com iniciativas para todos os gostos

Detido líder de grupo que arrombava para furtar máquinas de tabaco