A GNR de Chaves deteve hoje em flagrante delito um empresário suspeito de posse ilegal de armas e de notas falsas, durante uma operação que levou à apreensão de 40 mil euros e 166 mil dólares falsos.

O tenente Orlando Rego, do destacamento territorial de Chaves, disse à agência Lusa que a detenção do homem de 48 anos ocorreu em Sabroso de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

Esta operação resultou de um processo-crime em curso por alegadas ameaças com armas de fogo por parte do suspeito.

Os militares realizaram uma busca à residência do indivíduo, onde, segundo Orlando Rego, foram encontrados cerca 40 mil euros falsos, bem como 166 mil dólares também em notas falsas.

Os guardas apreenderam ainda várias armas, entre as quais uma carabina, uma réplica de arma de fogo, uma pistola de alarme e munições de vários calibres.

"O processo relacionava-se com ameaças com armas de fogo, pretendíamos apreender a arma de fogo que foi utilizada nas referidas ameaças mas acabamos por apreender também as notas falsas", salientou o oficial.

O tenente considerou que se trata de uma "quantia elevada" e que na região não é usual verificarem-se "apreensões tão avultadas".

"Esporadicamente registam-se tentativas de passagem de notas falsas no casino de Chaves, mas em valores muito inferiores", frisou.

A operação envolveu 10 militares do Núcleo de Investigação Criminal de Chaves e elementos do posto de Vidago.

O suspeito vai ser presente na quinta-feira a tribunal para aplicação de eventuais medidas de coação.
Lusa



PARTILHAR:

Objectivo baixar o desemprego no concelho

Doze doentes do Hospital da Régua transferidos