As populações ribeirinhas do Douro Internacional continuam a lutar pela construção de uma ponte que ligue o nordeste trasmontano à região espanhola de Salamanca.

Cerca de meia centena de pessoas aproveitaram o decurso da 24ª Cimeira Ibérica e concentrara-se, ontem, na Praça Maior de Zamora no sentido de alertar os governos dos dois países para esta \"necessidade\". Esta pretensão das gentes daquela área transfronteiriça já dura há uma década, havendo mesmo um projecto elaborado para a construção da travessia. De acordo com a Associação Ibérica Pró Ponte Internacional, esta empreitada está orçada em cerca de 15 milhões de euros, montante que terá de ser suportado por Portugal e Espanha em partes iguais.

O projecto para a construção da travessia indica que ponte deverá unir a margem portuguesa junto à aldeia de Ventozelo, concelho de Mogadouro, à margem espanhola, na área de Masueco e seguir em direcção a Salamanca.

Por seu lado os espanhóis querem uma ligação mais rápida e eficaz ao litoral norte português aproveitando a futura auto-estrada trasmontana ou o IC-5.

Segundo Cândido Fernandes, vice-presidente da Associação Pró Ponte Internacional, a travessia seria sinónimo de progresso económico e social entre as duas regiões ibéricas. No entanto a construção da ponte poderá ser algo polémica por atravessar duas áreas protegidas.



PARTILHAR:

Nunes Correia

Livro destinado ao pré escolar