Virgínia Fraga Rodrigues não se conforma «com a desilusão» que representam as obras do projecto das Aldeias Vinhateiras na sua casa de Provesende, Sabrosa.

Depois de muitos anos à espera que o projecto se concretizasse, a senhora diz que \"agora compuseram a casa por fora, mas estragaram-na por dentro, tornando-a inabitável\". E explica \"ao comporem o telhado, não tiveram qualquer cuidado e atiraram o lixo para dento de casa, o que fez com que o tecto abatesse em vários locais, assim como o chão também ficou danificado\".

Já depois de ter reclamado junto dos técnicos no local e da autarquia de Sabrosa, a moradora queixa-se ainda que deixaram a sua casa \"a meio e foram fazer obras noutras. Entretanto choveu, o que ainda veio estragar mais as coisas\", garante.

Em Provesende, há mais pessoas \"angustiadas\" com as obras, mas que prefeririam não falar ao JN. No entanto, José Monteiro e Otaviano Pereira, sentados quase em cima das obras na zona central da aldeia, têm uma opinião para dar \"é muito justo que se componha, mas é pena que demore tanto\", diz o primeiro. \"Muito mais do que devia e do que aguenta a paciência\", acrescenta o segundo.

Empreiteiro assume

José Marques, presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, garante que \"o que foi estragado, será assumido pelo empreiteiro. Mas só isso\", e avisa \"a casa já estava bastante degradada, mas nos locais onde se estragou irá compor-se\". O autarca diz que \"a habitação já foi visitada pelos responsáveis do Gabinete Técnico Local (GTL) e pelos serviços da autarquia, e a situação está a ser devidamente acompanhada\". Quanto à duração das obras, o presidente refere que \"a segunda fase está a decorrer bem, com um ou outro atraso pontual\". Admite, no entanto que \"a primeira fase da intervenção sofreu vários atrasos e teve alguns problemas\", que também promete, \"serão resolvidos agora que o GTL está a funcionar em pleno\".

O projecto das Aldeias Vinhateiras contempla, para além de Provesende, as localidades de Favaios (Alijó), Ucanha (Tarouca), Salzedas (Tarouca), Barcos (Tabuaço) e Trevões (S. João da Pesqueira). O investimento total previsto para requalificação e projectos turísticos nas mesmas ascende a 12 milhões de euros.



PARTILHAR:

«Investigação nas áreas das energias alternativas, produtos regionais e idosos»

Autarcas exigem estradas